Durante os períodos da manhã e da tarde, crianças de dois projetos puderam interagir, trocar experiências e fazer novas amizades
Integrar e aproximar crianças de dois bairros distantes da cidade foi a proposta do encontro que reuniu, em 19 de agosto, na sede do Plano de Assistência à Infância (PAI), 188 crianças das quais 130 são atendidas no projeto PAI e 58 realizam atividades no Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes, todas na faixa etária de 6 a 12 anos.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Ação Social, que investe em parcerias com outras instituições, como o PAI. “Incentivando atividades que proporcionem aos usuários dos nossos projetos momentos de lazer, descontração e crescimento, estamos contribuindo com a qualidade de vida, dentro de uma nova visão social que prioriza o ‘cuidar das pessoas’ como um todo”, diz a diretora de Proteção Social Básica, Adriana Altéia.
Durante os períodos da manhã e da tarde foram desenvolvidas atividades recreativas, dentre elas música, dança, gincana e apresentação dos corais dos dois projetos.
“Para nós do projeto PAI, este encontro foi muito importante, pois representa o fortalecimento de união entre os projetos, o intercâmbio com outras crianças e a demonstração do trabalho realizado. Quando as crianças estão juntas elas se sentem felizes, se divertem muito e fazem novos amigos. É um prazer muito grande para nós receber as crianças de outro bairro e fazer parte desses momentos que com certeza ficarão gravados em suas mentes”, diz a coordenadora do Projeto PAI Ruth Costa da Silva.
Já a coordenadora do Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes, Simeiris Rocha Stefani, fala da felicidade dos funcionários, crianças e adolescentes ao participarem do encontro: “Esta integração é também uma confraternização muito importante para os funcionários trocarem experiências e uma oportunidade para nossas crianças fazerem novas amizades, entenderem que existem outros projetos que funcionam da mesma forma. Esta experiência é de grande importância para todos. Tão importante que só neste ano é a segunda vez que visitamos o PAI”.
As crianças participantes afirmam com unânimidade que gostaram da integração: “Achei muito legal, adorei as brincadeiras, fiz novas amizades, gostei também do coral do Centro Municipal de Convivência Bandeirantes, e quando me apresentei no coral do meu projeto achei que eles se comportaram bem e também gostaram. Queremos que eles voltem”, disse Eduarda, 12, do PAI.
O jovem Renan, 9, também do Projeto PAI, diz que gostou de todo o encontro. “Mas a parte mais legal foi jogar futebol e conhecer novos amigos. Gostei da gincana, do coral, das musicas que eles cantaram e da dança, que estava muito divertida”.
Gabriel, 10, do Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes, diz que adorou o encontro. “Gostei do evento, da dança das borboletas, fiz novas amizades, gostei de me apresentar e quero outro encontro como esse”.
Mydiã, 10, do Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes, achou o evento muito interessante. “Tudo foi ótimo, as novas amizades, as brincadeiras, a dança e, especialmente o coral do PAI, que foi tudo de bom!”