Mais agilidade no processo de reciclagem de materiais. Esse é o principal benefício que a esteira de triagem de resíduos sólidos leva ao trabalho da Cooperviva, cooperativa de trabalho dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro, segundo a presidente da entidade, Inair Francisca da Rocha Marcelino. “A separação dos objetos fica bem mais fácil”, comentou durante entrega do equipamento realizada pelo prefeito Du Altimari na sexta-feira (11).
Para dona Inair, a conquista é mais uma etapa vencida no árduo trabalho da Cooperviva para melhorar os serviços oferecidos à comunidade. “Temos lutado bastante para nos organizar e realizar nossos sonhos”, disse, destacando o “apoio fundamental da prefeitura por meio da Secretaria de Ação Social e da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente”.
O equipamento é proveniente de um convênio firmado pela Secretaria de Ação Social com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, vinculada ao Ministério do Trabalho. “É mais um passo que damos em nossa trajetória de respeito ao meio ambiente e em prol do sustento digno das famílias de baixa renda”, comenta o prefeito Altimari, lembrando que a esteira foi produzida no município em mais um estímulo aos setores produtivos locais.
O equipamento foi adquirido da empresa Montarini Indústria, Comércio e Montagens Ltda, que esteve representada no evento por Ubiraci Chaves e Valdemir Fiel. Já a Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Raquel Picelli, Maria do Carmo Guilherme, Julinho Lopes e João Zaine.
Economia Solidária
Altimari ressaltou que, além de gerar emprego e renda, a Cooperviva é essencial na questão ambiental de Rio Claro, pois recolhe das casas o material reciclável que poderia ser depositado de forma irregular ou até entupir bueiros. “Com a ação da cooperativa, esses resíduos são transformados em recursos financeiros que ajudam no sustento de dezenas de famílias”, resumiu.
O prefeito também foi enfático ao reafirmar o empenho que Rio Claro dedica ao Programa Municipal de Economia Solidária, desenvolvido em parceria com a Unesp para alavancar o crescimento dos empreendimentos econômicos solidários, entre os quais a Cooperviva. “Vamos continuar desenvolvendo projetos sociais sempre visando a geração de mais empregos e mais renda para a população”, disse. Altimari observou que, além de obras importantes para a infraestrutura do município, a administração vem investindo de forma maciça no acolhimento e cuidados com a população, buscando sempre melhorar a qualidade de vida.