Música, dança, guloseimas e brincadeiras típicas da época favorecem a descontração e alegria de todos os participantes
Chapéus de palha, camisas xadrez, vestidos floridos repletos de fitas, pintura no rosto e muita alegria deram o clima às festas de São João realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Região Jardim Panorama, Região Jardim Brasília e Região Jardim Independência, nos últimos dias 21 e 22 de junho. As festas reuniram os grupos da Renda Cidadã, Ação Jovem, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família, entre outros.
Vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social, os CRAS tiveram como objetivo, nesta festividade, a integração dos grupos atendidos, proporcionando aos participantes atividades que resgatam a cultura das tradicionais festas brasileiras.
O CRAS Região Jardim Brasília, em conjunto com o Centro Municipal de Convivência Jardim Brasília (CMC), integrou todos os grupos sócio educativos com atividades tradicionais nas festas de São João. “Assim, proporcionamos aos participantes a oportunidade de resgatar a tradição popular das festas juninas”, conta Áurea Rios, coordenadora do CRAS Brasília.
A festa do CRAS Brasília contou com aproximadamente 150 pessoas, com danças e barracas de doces, brincadeiras, salgados. Três grupos de músicas e danças típicas esquentaram a festa na tarde de quinta-feira: o de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e dois grupos do Ação Jovem, que freqüentam o CRAS nos períodos da tarde e da manhã.
Para Ana Flávia de Freitas (14), usuária do CMC Brasília, participar desta festa é representar a cultura brasileira: “Além de revivermos a tradição junina, aprendemos coisas que nossos pais às vezes não têm tempo ou oportunidade para nos ensinar.”
Segundo a coordenadora do CRAS Panorama Cíntia Moita Scatolin da Silva, a comemoração vai além de comidas, bebidas e danças típicas: “Escolhemos mostrar para os grupos quais as origens dessa festa popular”.
Já a coordenadora do CRAS Independência, Flávia Codazzi, afirma que este tipo de comemoração é muito importante para os usuários: “Muitas pessoas atendidas pelo CRAS não têm condições ou oportunidades de participar de uma atividade como esta, de integrar-se aos outros grupos. Aqui conseguimos juntar todos em atividades saudáveis e alegres, e ainda resgatamos a cultura popular”.
Izaul José da Silva (16), conta que os eventos dos quais participa no CRAS Independência são muito bons: “Gosto de festa junina, muita gente participa. É um meio de entreter as crianças e adolescentes, assim eles não ficam na rua fazendo coisas erradas”.