MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de abril de 2011 Desenvolvimento Social

Feira de Troca Solidária no Jardim Público encanta população

Apesar da chuva que atrasou o início do evento, a Feira de Troca Solidária fez sucesso no Jardim Público no dia 19 de março, encantando os participantes, que trocaram objetos por outros mais necessários e úteis. Realizada pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, por intermédio do Programa de Economia Solidária, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, a proposta da Feira é estimular essas trocas, uma das práticas mais antigas da história humana, o que também prolonga a vida útil dos objetos e dispensa investimentos em dinheiro.

A secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, explica que esta foi apenas uma feira de trocas de usados, similar às que ocorrem nos bairros, no programa Prefeitura em Ação, pois a verdadeira Feira de Troca Solidária deverá ocorrer nos próximos meses. “Este é apenas o início de um movimento para que as pessoas entendam que é possível adquirir bens sem utilizar dinheiro em espécie”, afirma Luci. “Começamos com usados, mas em breve serão realizadas feiras onde os produtores, artesãos e pequenos empreendedores poderão trocar mercadorias ou serviços entre si, mostrando que há outras formas possíveis se fazer negócios”, acrescenta a secretária.

Fábio Riani Costa Perinotto (25) trocou quatro livros por outros quatro que ainda não teve a oportunidade de ler. “Acho que a importância de um evento como esse é repensar o que é economia, repensar o valor que damos às coisas”, disse o jovem produtor cultural. “O que mais me encanta é o fato de não precisar ser mediado por dinheiro”, completou.

O psicólogo Jayr Soares da Silva (65) considera a economia solidária um importante mecanismo alternativo de troca. “Deveriam abrir mais espaço, transformá-lo em feira livre, com local próprio e permanente, como no Espaço Livre” sugeriu.

Além da sociedade civil, autoridades também prestigiaram o evento, dentre eles o prefeito municipal, engenheiro Dú Altimari, a primeira dama Rosana Altimari e o Vereador Sérgio Desiderá.

Skip to content