MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de agosto de 2010 Desenvolvimento Social

Feira de trocas faz sucesso e deve ganhar nova edição

    O sucesso da primeira feira de trocas realizada na Floresta Estadual de Rio Claro deve render pelo menos mais uma edição da atividade até o final deste ano. Essa é a previsão da Secretaria Municipal de Ação Social, que organizou junto com o Consulado da Mulher a Feira de Trocas no programa Floresta em Festa no mês passado.

    “Esse é um instrumento bastante eficiente de se estimular a cultura do consumo consciente na comunidade”, comenta a Secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira. “Essa atividade ajuda a se refletir sobre as reais necessidades de consumo, sem se incursionar pelo consumismo exagerado”, acrescenta.

    Na primeira edição da feira, foram trocados objetos entre mais de 40 crianças e adultos. As trocas tiveram início com livros e aos poucos foram surgindo brinquedos, acessórios diversos e moedas antigas, entre vários outros itens.

    “Quando me falaram da Feira de Trocas, peguei alguns chaveiros que tinha sobrando em minha coleção e troquei por livros que me serão muito úteis”, disse Bruna que, aos 12 anos, achou gostou da experiência de participar de um evento do gênero.

    Dono de carrinhos com os quais já não brincava mais, Daniel, 9, tratou de trocar os brinquedo por jogos educacionais que estavam disponíveis na banca da feira. “Achei uma idéia muito boa e até meu pai aproveitou, trocando moedas antigas por livros”, entusiasma-se.

    A primeira Feira de Trocas aconteceu por iniciativa do Programa de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Ação Social. “Foi o primeiro passo de um grande caminho a ser percorrido com o objetivo de conscientizar as pessoas focando questões sociais, ambientais e de cooperação”, diz o coordenador da equipe de Economia Solidária, Valdemir dos Santos Lima.

Skip to content