Embalados por muita música caipira os jovens do Centro Municipal de Convivência (CMC) Residencial das Flores apresentaram a tradicional dança de quadrilha aos convidados da festa realizada neta sexta-feira (6). Muitos pais e familiares dos atendidos na entidade estiveram presentes. O objetivo do evento foi promover a interação entre as famílias e os usuários, aproximando a comunidade do CMC.
Com pipoca, cuscuz, cachorro-quente, docinhos, e várias outras comidas típicas das festas juninas, jovens e adultos participaram alegremente. Os enfeites também chamaram a atenção e coloriram o ambiente. Os próprios usuários providenciaram as bandeirinhas, a maioria na cor verde e amarela, já no clima de Copa do Mundo.
Dois netos da senhora Maria Rita da Silva Santos freqüentam o CMC Flores. A avó compareceu à festa e aproveitou a oportunidade para elogiar o CMC. “Meus netos não ficam na rua e podem aprender diversas atividades, aumentando seu conhecimento.”
A usuária Ana Beatriz da Silva, de nove anos, comentou sobre os preparativos da festa junina. “Gostei muito de poder ajudar a montar tudo, principalmente as bandeirinhas”. Já Taila dos Santos (11) apontou que “tivemos vários ensaios durante essas semanas para nos apresentarmos hoje aos nossos parentes”.
A coordenadora do CMC Flores, Bárbara Gomes, ressalta a importância desse trabalho. “Nosso principal objetivo é trazer as famílias para junto dos usuários o máximo de vezes possível, para mostrar o trabalho que está sendo desenvolvido pelas crianças e adolescentes”.
CMC Residencial das Flores
O Centro Municipal de Convivência Residencial das Flores atende 80 crianças e adolescentes na faixa etária entre seis a 15 anos, em dois períodos no regime extra-escolar.
Vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região do Jardim Independência, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem como objetivo atender as famílias em situações de vulnerabilidade e risco social, em ações voltadas às crianças, adolescentes e suas famílias.
O CMC oferece diversos tipos de atividades, dentre elas dinâmicas que trabalham auto-estima, questões ambientais, artes manuais, contação de histórias, dança, música e teatro.
O atendimento é feito por uma equipe composta por coordenadora, instrutora social, quatro técnicas em Desenvolvimento Social (TDS), auxiliar de jardinagem, duas auxiliares gerais e uma cozinheira. O CMC atende das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h00, na Rua 9 nº 737, Jardim das Flores.