Rio Claro realiza neste sábado (27), das 13 às 16 horas, o Festival de Reciclagem Popular. A atividade será desenvolvida na Associação de Moradores dos Bairros Bonsucesso e Novo Wenzel e será voltada aos moradores e catadores do bairro.
O evento é gratuito e tem como principais objetivos fortalecer a coleta seletiva solidária dentro do território do Cras Bonsucesso, resgatar a identidade e o valor social do trabalho de coleta e triagem, articular e mobilizar a comunidade do território para a importância do trabalho realizado por estes catadores e catadoras que moram no território.
O Festival da Reciclagem Popular oferecerá oficinas e espaços de discussão, com o objetivo de sensibilizar os participantes para a relevância do trabalho dos catadores. Os espaços acontecerão simultaneamente e os participantes poderão circular livremente por eles.
Na programação estão cine-coleta, que apresentará uma coletânea de curtas sobre a coleta seletiva solidária, cooperativas e a importância das catadoras e dos catadores; oficina de mapeamento participativo, em que será feita a identificação por meio de um mapa dos pontos nos quais moram os catadores, bolsões de lixo, locais dentro do território onde existam impactos ambientais e ou problemas sociais, bem como identificação no mapa das referências do território; oficina com crianças e oficina de artesanato com reciclagem.
O festival será realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a Bio-Vida e Associação de Moradores dos Bairros Bonsucesso/Novo Wenzel. O evento contempla o Termo de Convênio firmado pela Prefeitura de Rio Claro com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria nacional de Economia Solidária (SENAES). O Convênio prevê a realização de oficinas mensais de sensibilização e mobilização para fortalecimento da Cadeia de Resíduos Sólidos no município.