Usuários do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Brasília e do Centro Municipal de Convivência – CMC Jardim Brasília, participaram da Festa na Roça na última terça-feira (10). Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, o evento procurou fortalecer vínculos familiares e resgatar costumes folclóricos da época, como danças, trajes e comidas típicas.
A festa resgatou tradições e divertiu os participantes. De inicio, os usuários do CMC e do CRAS Jardim Brasília dançaram quadrilha com diversos ritmos. Todos vestiam trajes bem coloridos, típicos dessas danças. Logo após, pais e amigos realizaram a mesma atividade, mas com improvisações que divertiram muito a platéia. Comidas típicas também chamaram a atenção e puderam ser degustadas nas barracas montadas no CRAS.
A usuária do CRAS Brasília, Gabriela Tenório dos Santos (13) ficou muito feliz em participar da quadrilha. “Me diverti e dancei muito, um momento de alegria que pudemos passar com nossos pais e amigos mantendo a tradição da festa junina”, avaliou.
Marli Pereira da Silva (40) observou que foi muito gratificante participar da festa. “Pudemos conhecer outras pessoas, fazer novas amizades e escapar da rotina do dia-a-dia”, assinalou. Segundo ela, o CRAS Brasília “proporciona tudo isso quando promove esses eventos e consegue realmente aproximar pais e filhos, porque eles acabam participando juntos das atividades programadas nessas festas”.
O Coordenador do CMC – Jardim Brasília, Edson Luiz Rodrigues narrou a quadrilha da festa e guiou as danças e brincadeiras. Ele reforça que o objetivo de realizar a Festa na Roça no CRAS Brasília é integrar a comunidade, resgatar danças folclóricas e, principalmente, fortalecer o vínculo entre pais e filhos. “Notamos que, atualmente, os pais trabalham muito e ficam privados de uma dedicação maior aos seus filhos, mas ao promovermos essa festa acabamos por fortalecer a relação familiar”, constata.
Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro o CRAS Jardim Brasília atende mais de 250 famílias por mês. A maior demanda é feminina, pois as mulheres têm mais iniciativa, dentro da família, para procurar ajuda.
O CRAS Jardim Brasília atende os bairros Jardim Brasília I e II, Jardim Esmeralda, Jardim Guanabara I e II, Jardim Nova Rio Claro, Jardim Nova Veneza, Jardim Palmeiras, Jardim Paulista I e Jardim Inocoop.
Assim como os demais seis CRAS instalados no município, é uma unidade pública estatal da política de Assistência Social e tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais. É a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social. Atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida 30 nº 290, no Jardim Brasília.
Já o Centro Municipal de Convivência – CMC Jardim Brasília é um serviço de fortalecimento de vínculos, com a finalidade de atender às famílias em situações de vulnerabilidade e risco social. As ações são voltadas às crianças, adolescentes e suas famílias, incluindo famílias atendidas no CRAS Jardim Brasília. Atende, atualmente, 60 crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, em regime extra-escolar. Oferece diversas atividades: Roda de Conversa, Artesanato, Recreação, orientações sobre higiene (escovação), oficina de beleza e coral. Atendimento é feito das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h00, na Avenida 39, nº 290 – Jardim Brasília.