MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de agosto de 2011 Desenvolvimento Social

Fórum de Economia Solidária ajuda no crescimento de empreendedores

O Programa de Economia Solidária, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, realizou na ultima quinta-feira (18), mais um Fórum de Economia Solidária de Rio Claro e Região. O Fórum aconteceu no refeitório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM) com a participação de dezenas de empreendedores. Segundo a coordenadora do Fórum, Marta Adriana Barbosa Ceccato, o evento teve como objetivo oferecer uma formação para os empreendimentos econômicos solidários do Município. “Apresentamos experiências que se somam à proposta do comércio justo e solidário no Brasil, na Europa e em Rio Claro, atreladas à vontade e força de fazer diferente, mostrando como os empreendimentos podem melhorar suas práticas rumo ao exercício concreto da justiça e da solidariedade”, afirmou.

Na abertura do Fórum houve a apresentação cultural de Fábio Riani (Binho) que apresentou uma poesia/crônica que levou à reflexão sobre o feminismo e as posições de comando que atualmente as mulheres vêm conquistando frente ao mercado de trabalho.
A empreendedora Deborah Stivalli, do Bazart, já participou de outras edições do Fórum e diz que devemos colocar a cultura da cidade em alta e valorizar seus artesãos, com medidas simples como fazer compras no próprio bairro, o que desenvolve o comércio local, sempre respeitando o meio ambiente, reciclando materiais e não poluindo. Como exemplo, Deborah cita grupos da cidade que reaproveitam materiais e os transformam em bolsas e sacolas para as empresas.
Já Eliana Diniz dividiu com os presentes suas experiências na Itália, em 2004, sobre Economia Solidária e sobre o Altromercato (http://www.altromercato.it/), um grupo que tem 130 cooperativas e administra 350 lojas no país. Citou uma Cooperativa de Padova, que para chamar atenção de consumidores, fez um mercado de brechó dentro da loja para atrair público e, além de vender outros produtos, oferece viagens para conhecer outros países e produtores.
O Grupo de Empreendimentos “Mãos Arteiras”, coordenado desde 2004 por Nadir Calixto Shenki, conta com o auxilio de Marlene Barbuio para alavancar as vendas da loja, tudo com o apoio do Instituto Consulado da Mulher que ajuda nas negociações com produtores e artesões para estipular preços. “O grande diferencial de nossa loja são as etiquetas próprias para cada produto”, diz Nadir.
Ao término do evento os participantes discutiram os assuntos de interesse comum a serem abordado no próximo Fórum e a data do mesmo. Houve também o sorteio de brindes elaborados pelos Empreendedores Econômicos Solidários de Rio Claro (EES), participantes do evento.

Pular para o conteúdo