O I Fórum de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes focará, dentre outros temas, a prevenção contra o abuso sexual infantil
A Prefeitura Municipal de Rio Claro promove, dias 27, 28 e 29 de maio o I Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e adolescentes: Violência Sexual. O Fórum tem como finalidade principal fortalecer o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, por meio palestras, reflexões e discussões que levem à sensibilização da população, articulação de serviços do município, aprimoramento dos conhecimentos sobre o assunto, bem como maior divulgação dos locais em que é possível obter ajuda.
Para a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, o evento acontece porque o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes requer um trabalho articulado em rede: assistência social e demais políticas públicas, órgãos de defesa de direitos e sociedade, com centralidade nas famílias. “É preciso, sobretudo, uma grande reflexão sobre a cultura brasileira e sobre valores difundidos, para que as crianças e adolescentes sejam vistos verdadeiramente como sujeitos”.
A abertura do evento será realizada na próxima quinta-feira (27), das 19 às 21h30, no auditório da Faculdade Claretianas, com pronunciamento de autoridades, apresentação do Coral de Libras da Escola Municipal “Armando Grisi” e palestra de professora Raquel Auxiliadora dos Santos, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e atual chefe de divisão de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de São Carlos.
O I Fórum de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes prossegue sexta-feira (28), no mesmo local, das 8 às 17 horas, com intervalo para almoço das 11h30 às 13 horas. No período da manhã haverá apresentação dos corais do Colégio Claretiano, do Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes, palestras com a médica Márcia Machado Borges e com o promotor da Vara da Infância e Juventude de Rio Claro Gilberto Porto de Camargo.
Na tarde de sexta-feira o Fórum prossegue palestras proferidas pela psicóloga Ana Carina Stelko Pereira (doutoranda pela UFSCar) e pela psicóloga Sabrina Mazo D’Affonseca (Mestre em Educação Especial pela UFSCar) e apresentação de dados sobre violência contra crianças e adolescentes da cidade de Rio Claro pelo Conselho Tutelar e CREAS
O encerramento está previsto para o sábado (29), das 9 às 12 horas, no Jardim Público, com panfletagem sobre o Dia Municipal da Violência Contra Crianças e Adolescentes no Jardim público, próximo ao coreto, local em que a Bateria Show da Escola de Samba Samuca se apresentará, em caráter beneficente.
O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bandeirantes, Bonsucesso/Novo Wenzel, Brasília, Independência e Panorama, em parceria com a vereadora Raquel Picelli (autora da Lei Municipal 3942), SAE DST/AIDS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Secretaria Municipal da Educação e Fundação Municipal da Saúde, com o apoio da Ação Educacional Claretianas.
Patrocinam o evento: Instituto Carlos Hansen – Tigre, Senac, Associação dos Aposentados do Banco do Brasil de Piracicaba, Ação Educacional Claretianas, Bateria Show “Escola de Samba Samuca e Floricultura Rosas de Saron.
O Fórum é aberto a todos interessados e as inscrições podem ser feitas pelo site: www.cmdcarc.com.br