MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de abril de 2011 Desenvolvimento Social

Fórum Regional discute políticas públicas para emancipação de moradores de rua

Cerca de 200 representantes de municípios da região condenam a “higienização” que é feita em muitas cidades e destaca a importância do resgate social das pessoas em situação de rua

Cerca de 200 pessoas participaram, na terça-feira, 5, do I Fórum Regional – Pessoas em Situação de Rua, no Centro Cultural Roberto Palmari. Realizado pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o evento teve como principal objetivo reunir profissionais deste segmento para debater políticas públicas específicas, voltadas à construção do processo de emancipação da situação de rua e à criação de condições de acesso à rede de serviços e a benefícios sociais.

O evento reuniu representantes de ONG’s, igrejas, entidades e repartições públicas de serviço social de cidades da região, dentre elas Campinas, Ipeúna, São Paulo, Pirassununga, Limeira, Piracicaba, Capivari, Leme, Araras, São Carlos e Santa Gertrudes.

Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS de Piracicaba parabenizou o município de Rio Claro por ter protagonizado movimentos como este. “Temos acompanhado nossos municípios, muitos adequaram o trabalho com metodologias focando os moradores de rua e o I Fórum Regional – Pessoas em Situação de Rua veio fortalecer o trabalho dos técnicos, os quais puderam discutir experiências e novas metodologias para que este trabalho se potencialize”, afirmou.

Para a vereadora Raquel Picelli, este evento só vem fortalecer o pedido que fez a dois deputados para a construção de um alojamento para moradores de rua em Rio Claro, a exemplo do que acontece em Piracicaba. “Estamos felizes porque sentimos agora que o Governo Federal está preocupado com os moradores de rua e tenho certeza de que sairemos daqui com novas propostas para essas pessoas” disse.

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Rio Claro, Rosana Pinhatti Altimari declarou que “é muito importante trabalhar essa questão de risco que as pessoas em situação de rua vivem em seu cotidiano e procurar caminhos para amenizar esse drama”.

Já o chefe de Gabinete Valtimir Ribeirão, que representou o prefeito Du Altimari na ocasião, declarou-se orgulhoso pelo trabalho que a Secretaria Municipal de Ação Social faz em relação aos moradores de rua. “Não queremos simplesmente tirar as pessoas da rua, fazer uma ‘higienização’, como tem ocorrido em outras cidades, onde os moradores muitas vezes são levados de ônibus para outros municípios. Assim, implantamos o Serviço Especializado em Aproximação Social (SEAS), cuja equipe faz inúmeras abordagens qualificadas, de conquista, trabalhando no resgate da autoestima dos moradores de rua, seus valores sociais e familiares” enfatizou a Secretária Municipal de Ação Social de Rio Claro, Luci Helena Wendel Ferreira.

Durante a programação da manhã, o Assessor da Secretaria de Ação e Inclusão Social em Araras e graduando em Psicologia, Carlos Alberto de Oliveira, fez uma apresentação cultural e prestou depoimento sobre as mudanças e influências das drogas em sua vida. “Vamos continuar nessa luta, pois o morador de rua é digno de respeito e amor, o que é fundamental para engrandecer nosso espírito” incentivou

A cientista social Gabriela Schreiner falou sobre o tema “Pessoas em Situação de Rua: Conceitos e Lei”. Durante a palestra, Gabriela disse que “cada um de nós é instrumento de mudança”, convocando todos a fazerem sua parte na construção de um mundo igualitário.

No período da tarde, os participantes do Fórum enriqueceram suas visões sobre o assunto com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo CREAS POP em Piracicaba, que acolheu 220 ex-moradores de rua no Núcleo de Apoio Social Novos Caminhos, reservando a estes antes excluídos ações de apoio social, cuidados médicos e estímulos de valorização á vida,

Encerrando o I Fórum Regional – Pessoas em Situação de Rua, o ex-morador de rua e atual Coordenador do Movimento Nacional de População de Rua, Anderson Lopes Miranda, apresentou projetos sociais com o tema “História de Vida, Movimento Nacional de População de Rua e Políticas Públicas”. Ao público que o escutava, Anderson não se cansou de repetir que saiu das ruas, mas que a rua jamais saiu dele. Auto intitulando-se um andarilho, trecheiro, pardal e pombo, destacou, com profundo conhecimento do tema, que existem 50 mil moradores de rua no Brasil. “Geralmente são pessoas que perderam emprego, família e passaram a procurar novos caminhos”. Segundo Anderson, muitos, no entanto, conseguem “se levantar pelas mãos desse trabalho maravilhoso feito pelas assistentes sociais, exemplos que deveriam ser imitados pelas pastas de Saúde e Esportes, em prol de um Brasil mais justo e igualitário” proclamou.

Os próximos Fóruns sobre a questão colocada em Rio Claro serão realizados em outras cidades da região de Piracicaba, com formatos diferentes. Os formatos serão deliberados pela Comissão Organizadora, composta no I Fórum pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) de Piracicaba, Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social de Araras, e os Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) das cidades de Capivari, Leme, Limeira, Piracicaba e Rio Claro.

Skip to content