MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de junho de 2012 Desenvolvimento Social

Fórum Regional do CREAS discute “A Centralidade da Família” nesta terça-feira

Voltado a profissionais que atuam na área e demais interessados, o evento visa oferecer informações sobre trabalhos desenvolvidos no setor e proporcionar ambiente favorável à discussão dos temas propostos

A Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, vinculado à Secretaria Municipal de Ação social, realiza nesta terça-feira (5), o Fórum Regional do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Rio Claro, com o tema “A Centralidade na Família”. O evento será realizado das 8 às 17 horas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal – NAM e tem como objetivo propiciar um espaço para conhecimento, discussão e reflexão dos temas, contribuindo para o entendimento destas problemáticas para fortalecimento das intervenções.

Organizado em parceria da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social– DRADS de Piracicaba, o Fórum tem como público alvo profissionais na área de atuação, de áreas afins e pessoas que têm interesse nos temas.

No período da manhã a psicóloga Rachel de Faria Brino proferirá palestra com o tema “Crianças Expostas à Violência Conjugal – Danos no Desenvolvimento Infantil e Estratégias de Enfrentamento”. Raquel é professora adjunta na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão nas áreas de educação em saúde, prevenção de maus-tratos contra crianças e violência intrafamiliar, capacitação de profissionais da educação e saúde para atuar como agentes e prevenção da violência contra crianças.

O segundo palestrante da manhã,  Edson Neris Bahia, falará sobre o tema “A importância do Acompanhamento às Famílias de Crianças e Adolescentes Institucionalizados”. Edson é formado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especializado em Atendimento Sistêmico à Família e de Redes Sociais pelo Instituto de Educação Continuada. Dentre outras competências, é integrante do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária – Terra dos Homens.

O promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Antonio Carlos Ozório Nunes, fará a primeira palestra da tarde, com o tema “As Diretrizes da Justiça Restaurativa e Suas Relações com as Medidas Socioeducativas”. O promotor é Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP e professor universitário nas áreas de Criminologia e Direitos Humanos. Atualmente é Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Taubaté e Coordenador Estadual na área da Educação do Centro de Apoio Operacional Cível e da Tutela Coletiva do Ministério Público do Estado de São Paulo.

A segunda palestra da tarde leva o tema “População de Rua e Sociedade”. Será proferida por Alderon Pereira da Costa, formado em Filosofia e Comunicação Social, com especialização em Jornalismo e também em Comunicação Social. É editor do jornal “O Trecheiro”, coordenador de projetos da Associação Rede Rua, fotógrafo e sócio-fundador da Organização Civil de Ação Social – OCAS, que publica a Revista de Rua Ocas.

No decorrer do evento serão feitas apresentações culturais pela Academia de Ballet Centro Intercultural Napyév e pelo harpista Jonathan Henrique Siqueira Faganello.

Pular para o conteúdo