MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de novembro de 2014 Desenvolvimento Social

Gincana cooperativa mostra caminhos da Economia Solidária

Na última terça-feira (04) a Secretaria Municipal de Ação Social realizou uma gincana cooperativa entre os usuários do Programa Ação Jovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Independência, com o intuito de mostrar como funcionam as diferentes maneiras de se relacionar com a economia solidária. A gincana foi realizada por meio da empresa Ecos Bio – Projetos Agroindustriais e Ambientais, e contou com a participação de oito jovens.

A ação corresponde à Meta 3 do Projeto nº 003/2011, realizado pelo convênio assinado entre a prefeitura e a Secretaria Nacional de Economia Solidária, vinculada ao Ministério de Trabalho e Emprego. Tem como finalidade fomentar o desenvolvimento sustentável e solidário nos territórios de abrangência dos Cras por meio da implantação e consolidação de ações integradas de economia solidária em áreas caracterizadas pela concentração de extrema pobreza.

Durante a gincana foram desenvolvidos jogos e atividades, que buscavam explorar e mostrar as habilidades desenvolvidas pelos jovens. Após o encerramento das atividades, foi possível traçar um paralelo entre o que foi apresentado pelos usuários e as ações desenvolvidas pelos projetos de Economia Solidária.

Merlin Oliane, gestora de projetos da Ecos Bio, explica a importância da gincana: “A gincana cooperativa nos territórios dos Cras acontecem para sensibilizar e mobilizar a população a respeito da economia solidária”

A usuária do Cras Independência, Letícia Corrêa, comentou a expectativa em relação à gincana. “Achei muito interessante os jogos, pois cada um tem um tipo de talento, e trocar experiências foi muito divertido”.

Pular para o conteúdo