Na última segunda-feira (01), a Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a empresa Ecos Bio- Projetos Agroindustriais e Ambientais, finalizou a gincana cooperativa entre os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região dos bairros Novo Wenzel e Bonsucesso. Iniciado uma semana antes, o evento é realizado pelo convênio assinado entre a prefeitura de Rio Claro e a Secretaria Nacional de Economia Solidária. O objetivo é conscientizar a população sobre os caminhos da economia solidária.
Durante a gincana foram concluídas as atividades propostas na semana anterior. Os presentes haviam se dividido em dois grupos, que ficaram responsáveis por criar mecanismos para geração de renda, com base nos talentos individuais de cada um e no trabalho coletivo. Cada grupo teve autonomia para decidir seus projetos.
Merlin Oliane, gestora de projetos da Ecosbio, explica a importância da gincana: “O objetivo da gincana é mostrar à população como funciona a Economia Solidária. Atividades como essa continuarão a ser feitas de maneira mais intensiva, para que assim possamos ajudar na criação de renda.”
O usuário Aleardo José Martins (66) achou proveitosa a atividade: “É importante. Além nos conhecermos melhor enquanto grupo aqui no Cras, aprendemos novas maneiras de geração de renda”.