MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de março de 2014 Desenvolvimento Social

Homenagem à mulher no Centro Dia do Idoso

A Secretaria Municipal De Ação Social realizou na última segunda-feira (10), sarau de poesias no Centro Dia do Idoso, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os usuários do centro leram poesias, cantaram e se divertiram em comemoração à data.

Carolina de Camargo Sartori (93), encantou os idosos quando apresentou a todos uma poesia feita por ela mesma para homenagear as mulheres, com palavras impactantes e com muita emoção. Ela também comentou sobre a importância do Dia Internacional da Mulher: “A mulher é uma lutadora, por isso é importante comemorar esse dia” comentou. Ela lembrou que, “antigamente, as coisas não eram fáceis, mas hoje podemos ver que conquistamos um espaço e podemos fazer as mesmas coisas que os homens fazem”.

Após dona Carolina Sartori abrir a apresentação, outros idosos se sentiram à vontade para pegar o microfone e homenagear as mulheres. Um grupo de senhoras cantou grandes sucessos da música popular brasileira, como o “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

Os idosos criaram um mural com fotos de várias mulheres. Os homens, por sua vez, entregaram às homenageadas do dia um coração, que continha uma flor feita em dobradura de papel, com a seguinte frase: “Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40, especial a vida toda! Parabéns Mulher pelo seu dia 08/02/2014! Com carinho, Equipe CDI”

Ivone Bonato (68) estava muito feliz por ser homenageada e destacou o trabalho do Centro Dia do Idoso: “Participo do centro desde setembro de 2013, e sempre gostei do tratamento e da convivência com o pessoal daqui. Em casa fico sem fazer nada, o centro é importante para exercitar o cérebro e aprender a desenvolver novas atividades”

A monitora do Centro Dia do Idoso, Carmem Silvia Gomes de Oliveira (51), comentou sobre a importância de se comemorar o Dia Internacional da Mulher com os usuários do centro: “Acho de suma importância essa homenagem ao Dia Internacional da Mulher juntamente com os idosos. Quando se é jovem, existem outros lugares que realizam atividades, mas quando se atinge certa idade a vontade de participar de atividades não é a mesma, talvez por falta de motivação. Aqui, porém, elas tem a oportunidade de continuar com os mesmos sonhos, objetivos e virtudes. Isto ajuda a levantar a auto-estima, ressalta a amizade, o aconchego, a troca de experiências que eles desenvolvem aqui dentro”.

Centro Dia do Idoso

O Centro Dia do Idoso Padre Augusto Casagrande é referência de bom atendimento ao idoso para muitas cidades da região. É um espaço destinado ao atendimento de idosos semi-dependentes que mantenham vínculos familiares.

Cerca de 60 idosos freqüentam a instituição no período das 8 às 16 horas, onde recebem acompanhamento médico e três refeições balanceadas. Possui equipe dinâmica e atuante, que cuida das necessidades das pessoas ali presentes, inserindo-os no convívio social e estimulando-os com atividades terapêuticas e manuais, dentre elas jogos pedagógicos, oficina de culinária, jardinagem, bingo, baile, cultos ecumênicos, grupos terapêuticos e atendimentos individuais.

A equipe é composta por coordenadora, fisioterapeuta, assistente social, psicóloga, naturóloga, cabeleireira, quatro monitoras de ensino, duas auxiliares de serviços gerais, duas ajudantes de cozinha e cozinheira. O serviço oferecido pela Prefeitura é totalmente gratuito, cabendo o transporte do idoso à sua família.

Pular para o conteúdo