MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de dezembro de 2011 Desenvolvimento Social

I Feira de Economia Solidária de Rio Claro e Região trouxe muitas novidades à população

No último sábado (9), Marilene (56) saiu do prédio da antiga Estação de Rio Claro – onde ocorria a I Feira de Economia Solidária de Rio Claro e Região, com muitos pacotes de presentes: “Vim visitar a Feira e não resisti às coisas lindas e diferentes que vi. Comprei tudo por preços acessíveis para presentear a família”.

Marilene conta que a Feira foi uma ótima alternativa para sair do lugar comum e que deveria ter um calendário fixo, principalmente em dias que antecedem a datas especiais, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e outros. “Com datas fixas a população se acostuma e pode fazer como eu, que pude comprar presentes originais. Além de comprar presentes, ainda me descontraí com a música popular apresentada por Nedina e Emília”.

Assim como Marilene, muitos visitantes puderam conferir e adquirir produtos expostos pelos 52 empreendedores, que capricharam em seus estandes, apresentando produtos de boa qualidade e bons preços. Os empreendimentos pertencem a diversos segmentos, como artesanato, limpeza, alimentação, panificação, agricultura familiar, arte-educação, cultura e confecção, provenientes dos municípios de Rio Claro, Itirapina, São Carlos, Arthur Nogueira, São Paulo e Santo André.

O diretor da Casa da Agricultura, Enéas Ferguson apresentou um estande com produtos oferecidos por pequenos agricultores, mostrando-se plenamente satisfeito com o espaço, organização e oportunidade: “A idéia não é simplesmente vender os produtos, mas sim divulgar o trabalho de produtores que podem levar legumes, verduras, frutas, queijos e doces de fabricação caseira diretamente à mesa do consumidor”.

A I Feira Municipal de Economia Solidária de Rio Claro e região foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social, por meio da Diretoria de Planejamento e Políticas Intersetoriais (onde está alocado o Programa Municipal de Economia Solidária) e da UNESP (Laboratório de Estudos Territorias – Depto Geografia – IGCE/UNESP e Laboratório de Análise Espacial Aplicado a Políticas Públicas – CEAPLA– IGCE/UNESP).

Teve como objetivo principal organizar um espaço de comercialização e consumo de produtos e serviços pautados nos princípios da Economia Solidária e fortalecimento do Fórum Municipal de Economia Solidária, que acontece na terceira quinta feira de cada mês.

O Programa Municipal de Economia Solidária pauta suas ações nos princípios de comércio justo, consumo consciente e finanças solidárias. Desde o segundo semestre de 2010 o município conta com o Centro Público de Economia Solidária, localizado na Rua 10, 2527 (antigo prédio da UNESP).

Mais informações podem ser obtidas pelo tel. (19) 3522-1930 ou pelo Blog www.ecosolrioclaro.blogspot.com

Pular para o conteúdo