A Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com as Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social – DRADS de Piracicaba, realiza nesta quarta-feira (20) o I Fórum Municipal de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes: Construindo Novos Caminhos. O evento será realizado no Centro Cultural Roberto Palmari, das 8 às 17 horas e tem como público-alvo profissionais que atuam com crianças e adolescentes, instituições, ONGs e comunidade em geral.
Organizado pela equipe de Serviço de Acompanhamento em Acolhimento e Desacolhimento Institucional/Descumprimento das Condicionalidades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, o fórum tem como principal objetivo apresentar e discutir as especificidades do acolhimento institucional e do acolhimento familiar, como modalidade de medidas protetivas à criança e ao adolescente com seus direitos violados.
“O Fórum é uma oportunidade importante para todos os profissionais e pessoas que trabalham com crianças e adolescentes, no sentido de que seus direitos sejam respeitados, rompendo com o ciclo de violência que envolve suas vidas e articulando novas chances de aproximação com suas famílias”, diz a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira;
Durante o evento será oficializado o Plano Municipal de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Este documento é o resultado de um trabalho conjunto, realizado com diversos setores do sistema de garantias de direitos da criança e do adolescente e visa implementar políticas públicas necessárias para sua efetivação.
Na programação da manha a psicóloga Solange Aparecida Serrano, doutora em psicologia pela USP/Ribeirão Preto, vai proferir palestra com o tema Acolhimento Institucional: reflexões sob o olhar da criança.
No período da tarde será apresentada palestra com Sérgio Dalaneze, Mestre em Filosofia de Direito, Especialista em Gestão Educacional e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA Rio Claro. A seguir será montada mesa redonda com o tema Discutindo a Medida Protetiva do Acolhimento Familiar. Participam da mesa redonda Maria Helena Barbetti (graduada em Serviço Social e Especialista no Combate à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e em saúde pública) e Rodrigo Pereyra de Souza Coelho, escritor, Mestre em Economia Social e do Trabalho e doutorando em Economia Aplicada pela Unicamp.
O grupo de danças e coral, formado por crianças e adolescentes do Centro Municipal de Convivência do Jardim Bandeirantes, enriquecerá o Fórum em dois momentos e o credenciamento e inscrições para o evento terão como fundo musical a apresentação da Oficina de Música do Projeto ProJovem/Adolescente, com o professor Jonas Moncaio Moraes e Samuel Silva Pires.