Aconteceu, na última segunda-feira (25), a integração intergeracional entre os adolescentes do Serviço de Fortalecimento de Vínculos Centro Municipal de Convivência (CMC) Residencial das Flores e os idosos do Centro Dia do Idoso (CDI) Padre Augusto Casagrande. O encontro ocorreu no próprio espaço do CDI, com o objetivo de fortalecer a convivência entre as duas gerações, a partir da troca de experiências. Essa integração acontece frequentemente entre os projetos vinculados à Secretaria Municipal de Ação Social.
Os jovens chegaram logo cedo ao CDI para tomar café da manhã com os idosos. Depois se reuniram em atividades como ciranda-cirandinha, apresentação musical aos idosos e, por fim, uma roda para que os mais experientes pudessem voltar no tempo e contar “causos”, piadas e histórias, sobre a vida, folclore e outros temas.
Carolina de Camargo Sartori (93), usuária do Centro Dia do Idoso, fala sobre o dia diferente que passou: “Eu gosto de poder ter essa relação com as crianças e os jovens, porque eu posso brincar novamente e me descontrair.”
Gabriel Emidio (14), usuário do CMC Residencial das Flores, conta que aprendeu muito com os idosos: “Foi um dia legal, eles contaram histórias e pude aprender mais sobre a vida com as experiências deles.”
Segundo a coordenadora do CMC Residencial das Flores Bárbara Santin, essa atividade busca a aproximação entre os jovens e os idosos para estimular o respeito entre as gerações: “Com isso eles aprendem a conviver melhor. Nossas experiências nesse sentido têm obtido bons resultados”, comenta.
Edna Nedog, coordenadora do Centro Dia do Idoso diz que, devido à diferença de idade existem muitos adolescentes que evitam ficar perto de idosos. “Nós procuramos diminuir este espaço que existe entre uma e outra geração para que todos se compreendam e vivam com mais harmonia”.