Cerca de 80 pessoas, dentre elas 30 idosos assegurados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Panorama, compareceram à Quadra Poliesportiva do Jardim Panorama, no último dia 28 de junho para movimentada Festa Junina. Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o CRAS direcionou as atividades aos grupos socioeducativos, que compreendem o Grupo BPC, Renda Cidadã e Ação Jovem, promover a interação entre os beneficiários que compareceram à festa.
O coreógrafo Marcos Gomes coordenou a dança caipira protagonizada pelos adolescentes participantes do CRAS, e garantiu a diversão dos idosos presentes.
Vilson da Costa (77) é pintor e pertence ao grupo BPC. “Recebi uma carta do CRAS para comparecer à festa e estou gostando muito”, disse o aposentado. Extremamente simpático, ele contou ainda que costumava cantar e tocar violão em rodinhas e, caso houvesse ali o instrumento, poderia se apresentar com modinhas antigas. Ressaltou que freqüenta as reuniões do CRAS há dois meses apenas, mas que já fez amizade e aprendeu diversas lições sobre os cuidados com o meio ambiente, por exemplo. “O povo tem muita coisa para aprender ainda. A gente vive aprendendo e morre sem saber nada”, completou.
Maria de Fátima Machado Câmara (47), também do grupo BPC, disse que conheceu o CRAS por intermédio de amigos que já freqüentavam e recomendaram. Fez amigos, aprendeu coisas novas e, desde então, não falta às reuniões ou às festas. “Estou gostando muito da Festa Junina, das danças e dos pratos típicos. A festa me traz boas lembranças, da minha época de adolescente, quando eu também participava das danças!”, conta Maria.
Segundo a coordenadora do CRAS Jardim Panorama, Rosimeire Domingos Dias de Freitas, os grupos são um braço do CRAS e estão sempre dispostos a ajudar e participar. “Temos uma grande parceria com a quadra do Jardim Panorama, o que nos auxilia nesses eventos, uma vez que não há espaço no Centro. O comprometimento da equipe, parceiros, grupos e colaboradores, foram muito importantes para que a festa fosse divertida e alcançasse nosso principal objetivo, que é a integração dos participantes dos programas e equipe do CRAS”.