Parceria entre Prefeitura e TV Cidade Livre proporciona maior integração e desinibição dos idosos com oficinas de criatividade, literária e educação física
Idosos que frequentam o Centro Dia do Idoso Padre Augusto Casagrande, em Rio Claro, ganharam atividades diferenciadas neste segundo semestre de 2010. Desde sete de julho a Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a TV Cidade Livre, oferece novas opções de oficinas a 63 idosos, dentre elas as de criatividade, literária e de educação física.
As oficinas acontecem às quartas e sextas-feiras, com duração de duas horas cada uma, dentro do projeto Ponto Livre de Cultura – TV Cidade Livre, sem custos para a Prefeitura. Além disso, às segundas-feiras, também pelo período de duas horas, um técnico da TV Cidade Livre desenvolve com os idosos uma série de entrevistas individuais, incentivando o resgate de histórias de vida, reavivando e registrando lembranças do passado.
Para a coordenadora administrativa do Centro Dia, Edna Nedog, as oficinas da TV Cidade Livre são muito importante para os idosos, pois influem no resgate da memória e na integração com demais usuários. “Em vários casos, também ajudam no fortalecimento dos laços familiares, o que ajuda a elevar a auto-estima e qualidade de vida”, destaca.
“As novas atividades são muito divertidas e distraem a cabeça”, diz a usuária Leonilda Bacan Zanon (75).