MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de setembro de 2011 Desenvolvimento Social

Idosos resgatam valores cívicos durante homenagem à Pátria

Rir, cantar, ler e fazer poesias são atitudes resgatadas pelos idosos que freqüentam grupos de Terceira Idade ou Melhor Idade, como também são conhecidos. Muitas vezes, são pequenos atos que as pessoas idosas têm travados dentro de si desde crianças, quando a educação era outra e a severidade dos pais condenava muitos destes gestos tão importantes, que dão vazão aos sentimentos do ser humano, trazendo a sensação de liberdade.
Recuperadas estas iniciativas durante atividades do grupo, Zulmira Borcatto e Ana Bortolozzi, participantes do Grupo da Melhor Idade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Brasília compareceram ao saguão do Paço Municipal na terça-feira (06) e deixaram os sentimentos fluírem. Deram voz à poesia “Pátria”, de Olavo Bilac, extravasando sentimentos patrióticos. A leitura ocorreu durante as comemorações da Semana da Pátria.
Zulmira Borcatto conta que esta foi uma oportunidade de voltar ao passado: “Só de estarmos aqui, participando e vendo a apresentação das crianças, é uma sensação muito boa, faz-nos relembrar de muitas coisas”, declarou. “É importante também a participação dessas crianças, mostra que as escolas municipais se preocupam em manter essa tradição histórica”, completa Zulmira.
Para Áurea Maria Rios, coordenadora do CRAS Jardim Brasília; e Rita Aparecida Olanda Jardim, assistente social, “participar de um evento como este é resgatar os valores cívicos e exercer a cidadania”.
Os CRAS são vinculados à Secretaria Municipal de Ação Social e têm, dentre seus objetivos, acolher as pessoas da comunidade em diversas circunstâncias, para que se sintam inseridas na sociedade dentro de qualquer faixa etária.

“Em relação aos idosos, é muito importante mantê-los em atividade, incentivá-los a participar de eventos comemorativos, fazendo uma ponte entre o passado e o presente, para que suas histórias de vida não sejam truncadas e tenham continuidade plena, com muita alegria, saúde e qualidade de vida”, completa Sônia Maria Catel Gerner, diretora de Gestão Integrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Pular para o conteúdo