MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de outubro de 2014 Desenvolvimento Social

Incentivo a pequenos agricultores fortalece produtores de Rio Claro

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) implantado em Rio Claro pela prefeitura e governo federal, além de ser uma boa oportunidade para a vazão dos produtos cultivados pelos agricultores familiares e garantir a segurança alimentar, é também um ótimo incentivo para fortalecer a estabilidade das famílias que vivem no campo e desestimular o abandono das terras.

Com a aquisição de alimentos direto dos agricultores pelo PAA, filhos e filhas de agricultores que antes abandonavam a família, seduzidos por empregos supostamente mais promissores na área urbana, hoje têm boas alternativas de trabalhar diversificando e aprimorando as lavouras.

É o caso de Bruno Senhorelli (18), o mais jovem agricultor familiar cadastrado no PAA e filho do agricultor Marcelo Aparecido Senhorelli, que participa do Programa em Rio Claro desde o início, em 2010. Bruno viu no PAA a oportunidade para crescer profissionalmente sem precisar abandonar a família.  “Eu trabalhava em uma cerâmica como empilhadeirista e forneiro, mas vi as melhorias para meu pai depois que passou a fornecer para o PAA”, explica. “Saí da cerâmica e passei a plantar junto com ele, já me inscrevi no PAA e tenho perspectiva de crescer nesse ramo, como meu pai, sem precisar abandonar a terra e a família”, conta o jovem.

Marcelo Senhorelli, o pai, esclarece que antes do PAA chegar a Rio Claro, seus filhos Rafael (28) e Priscila (22) foram embora de Rio Claro. “A terra dá serviço para todos e, com o apoio do PAA, podemos dar vazão ao que plantamos, sem prejuízos”, ressalta.

Com o auxílio da esposa Marlene e de seu filho Bruno, Marcelo trabalha na lavoura diariamente e fornece ao PAA diversos legumes e hortaliças, dentre eles abobrinha, vagem, berinjela, couve, maracujá e manga. “Sem o PAA iríamos ter muita dificuldade para colocar esses produtos no mercado”, comenta. “Graças a esse programa, adquirimos um trator, que estamos pagando em parcelas”, completa, apontando melhoria na qualidade de vida da família.

Programa de Aquisição de Alimentos

Desenvolvido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), o PAA foi implantado em Rio Claro por meio da Secretaria Municipal de Ação Social em 2010, com o objetivo de atender pequenos agricultores e ajudar no combate à fome. A iniciativa faz parte do programa Fome Zero, que tem como princípio consolidar a segurança alimentar nos municípios. Atualmente 150 agricultores participam do PAA em Rio Claro.

Novas inscrições

As inscrições para agricultores familiares integrarem o programa acontecem até a sexta-feira (10). Agricultores individuais, grupos formais e informais, devem apresentar a documentação para habilitação das 8 horas ao meio e das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Ação Social (Núcleo Administrativo Municipal – NAM, Rua 6, 3265, Alto do Santana). A documentação necessária e outras informações estão disponíveis no endereço eletrônico http://licitacao.rioclaro.sp.gov.br.

No mesmo endereço eletrônico estão disponíveis os editais sobre o assunto, que também podem ser obtidos pelo e-mail da Secretaria Municipal de Ação Social –  desenvolvimentosocial@acaosocial.rc.sp.gov.br. O telefone de contato é 3522-1930.

Pular para o conteúdo