Alunos e funcionários da Escola Estadual Marciano de Toledo Piza participaram da caminhada ecológica em torno da obra da Avenida 7, no último sábado (07). A atividade foi organizada pelo Setor de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Ação Social, com objetivo de explicar à população os benefícios gerados pelos investimentos feitos pela Prefeitura de Rio Claro naquela área, próxima à antiga estação ferroviária.
Segundo a coordenadora do Setor de Projetos Sociais, Adriana de Oliveira Altéia, por se tratar de uma obra financiada pelo Governo Federal são necessárias ações de conscientização da população sobre o ganho de qualidade de vida para a comunidade. “No caso da obra na Avenida 7, onde se localizava o antigo pontilhão, estão sendo realizadas atividades desde o ano passado”, disse.
Aproveitando que a Escola Marciano fica nas proximidades daquela região e comemorava mais um ano de existência, priorizando temas como reciclagem, meio ambiente e relações sustentáveis, o Setor de Projetos Sociais fez parceria com aquele estabelecimento de ensino para uma oficina de papel reciclado. A oficina mostrou a importância de trabalhar e reciclar visando à reutilização de materiais que geralmente são descartados, contribuindo para o aprendizado de cada um.
A equipe da Ação Social utilizou também uma das salas da escola para apresentar aos alunos o trabalho realizado na Avenida 7 e seu entorno. Depois, todos seguiram em caminhada complementar destinada ao reconhecimento das melhorias decorrentes da obra, em especial quanto às questões de mobilidade urbana e meio ambiente.
A coordenadora explica que essa parceria com a escola para uma oficina de reciclagem e caminhada se associa com as ações do projeto socioambiental do local. “Uma caminhada de reconhecimento, envolvendo alunos, pais, professores e diretores é muito importante para que a população possa avaliar as ações do projeto de trabalho técnico social e as obras da avenida realizadas pela Prefeitura”, afirmou.
A aluna Iris Álvares (16) fez sua avaliação do que constatou. “Antes, o trânsito era bem complicado; agora, está mais organizado devido às novas vias, que, além de ajudar no fluxo de veículos, colaborou também com a paisagem. A caminhada foi uma proposta interessante para que todos conheçam de fato o que está sendo feito pela Prefeitura e possam sair um pouco da rotina escolar com uma atividade diferente” observou a estudante.
Ana Exposti (17), aluna da Escola, considerou interessante e importante a interação entre os alunos “porque podemos ir realmente a fundo e entender o objetivo das obras e suas finalidades”. Segundo ela, “o projeto da Prefeitura ficou muito bom e ajudou bastante no trânsito do local”.