A diretora do setor de Resíduos Sólidos da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) de Rio Claro, Regina Ferreira da Silva participou, como palestrante, do Programa de Educação para o Trabalho (PET), desenvolvido pelo Senac local. A palestra citada ocorreu na segunda-feira, 13, no Centro Comunitário Beija-Flor, no Grande Cervezão, que sedia o curso em parceria com o Senac. A coordenação do curso está a cargo da professora Ana Paula Pires Lorenzon Zumpano, que pertence ao quadro funcional daquela instituição privada ligada ao comércio.
Na ocasião, Regina fez uma exposição sobre o lixo orgânico e reciclável produzido na cidade e conversou com os 22 alunos do programa, um grupo de adolescentes e jovens de 14 a 21 anos todos residentes naquela região da cidade.
O PET tem seu foco na inclusão social com cidadania e prepara os jovens para a inserção no mercado de trabalho. “Aqui, eles aumentam a percepção sobre seu papel na comunidade em que vivem, são incentivados a uma participação mais efetiva neste ambiente comunitário e adquirem conhecimentos sobre o funcionamento de uma empresa e o empreendedorismo, entre outros aspectos”, explica Ana Paula.
Como o programa do curso pede que os alunos idealizem e apliquem um projeto orientado para a comunidade da qual fazem parte, eles elegeram a questão ambiental como tema, mais especificamente o lixo reciclável. Com essa definição, os alunos passarão, agora, a convidar a comunidade da região para um encontro dia 27 deste mês, às 14h, no Centro Comunitário Beija-Flor, que tem como presidente Carmelita Brescansin.
Na oportunidade, freqüentadores das atividades do Centro Comunitário vão mostrar produtos fabricados com lixo reciclável enquanto os alunos falarão de suas propostas para a comunidade, destacando idéias como a instalação de recipientes (tambores, possivelmente) em alguns pontos do bairro para o descarte desses materiais. Outra preocupação já demonstrada pelos alunos no contexto de conscientização da comunidade recai sobre a importância da reciclagem e a renda que as famílias podem obter com isso. O encontro do dia 27 deverá ter, inclusive, uma agenda musical, com a utilização de instrumentos feitos com material reciclável.