Um grupo de jovens atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Brasília organizam o Fórum Juventude, Mundo do Trabalho, Vida Comunitária e Exercício de Cidadania. Previsto para o dia 27 de abril, o Fórum tem o objetivo reunir um grupo de empresas com os alunos do Programa de Educação para o Trabalho (PET) para discutirem cidadania e os caminhos para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho. O evento faz parte da conclusão do curso, desenvolvido no CRAS pelo Senac Rio Claro, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.
Segundo a aluna Anastácia das Dores Andrade (19), que freqüenta o Supletivo do 3º Grau do EJA, na Escola Délcio Báccaro, o evento chega numa boa hora, pois vai mostrar à sociedade que os jovens têm potencial para ingressar no mundo do trabalho. “A preparação oferecida pelo PET nos proporcionou conhecimentos em diversas áreas e enriqueceu nossos currículos”.
Já a aluna Francielly Maíra da Rocha (16) freqüenta o 1º ano do Ensino Médio no Bayeux e diz que a preparação oferecida pelo PET deixa os jovens mais seguros em relação ao futuro e dá a base necessária para a preparação de um Fórum. “Antes, não tínhamos noção do que era um Fórum, agora temos conhecimentos para organizarmos esse evento, cujo tema nos permitirá discutir a importância da inserção do jovem no mundo do trabalho”.
Para a diretora de Proteção Social Básica Adriana Altéia, a parceria com o SENAC para o desenvolvimento do PET junto aos CRAS e outros projetos sociais, tem como finalidade levar ao jovem que reside em regiões periféricas a oportunidade de obter conhecimentos essenciais para conquistar o seu primeiro emprego. “São conhecimentos muito bem-vindos em qualquer segmento do mercado de trabalho e poderão fazer a diferença em qualquer currículo”.
Atualmente o grupo conta com a presença de 17 alunos, moradores da região que abrange os bairros Jardim Guanabara, Jardim das Palmeiras, Jardim Centenário, Inocoop, Jardim Paulista I, Jardim Brasília, Jardim Nova Rio Claro e Estádio, dentre outros.
“Durante 10 encontros os alunos estarão preparando o evento, que faz parte da conclusão do curso. Os jovens já listaram comércios, empresas, escolas e associações de moradores de bairros do entorno que poderão participar do evento e oferecer oportunidades para atuarem como aprendizes”, diz a professora do PET, Jennifer Milanese.
O grupo se reúne desde setembro de 2009 e recebeu orientações nas áreas de comunicação, desenvolvimento humano, pessoal, postura, atendimento ao cliente, qualidade de vida, elaboração de currículo, sexualidade e marketing, dentre outras.