Prefeito reuniu-se com colaboradores e agradeceu ajuda no atendimento social feito pelo município.
Estabelecimentos e agricultores que fazem doações ao Banco de Alimentos de Rio Claro reuniram-se na quarta-feira (2) com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que destacou no encontro a importância do trabalho desses colaboradores para as ações que a prefeitura desenvolve para ajudar na alimentação daqueles que mais precisam. “Foi uma oportunidade de agradecer essa valiosa ajuda e de mais uma vez destacar o papel essencial das parcerias para a administração municipal”, comenta Juninho. “A todos os que doam alimentos e aos que de alguma forma contribuem para que esse trabalho aconteça, dedico o mais sincero ‘muito obrigado’”, acrescenta.
A reunião foi realizada na sede da União de Amigos (Udam) e contou com a presença do diretor da entidade, Adriano Marchi; da secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi; da gerente municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Larissa Baungartner Zeminian; do diretor municipal de Gestão de Programas Complementares, Daniel Buchidid; do agricultor Liberato Holpfner Filho; do chefe do setor de hortifruti da Senda Distribuidora (Assaí), Sandro Santos; e da nutricionista Palloma Bock de Aguiar Nascimento, do Spani Atacadista.
De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social, a ajuda dos colaboradores também tem efeito positivo como exemplo. “Esperamos que atitudes como essas inspirem outras pessoas e estabelecimentos a nos ajudar a fazer a diferença na vida dos que mais necessitam”, observa Érica Belomi.
Adriano Marchi, da Udam – que é parceira da prefeitura no Banco de Alimentos –, destacou a seriedade do trabalho desenvolvido pelo município. “Mesmo com dificuldades a prefeitura tem encontrado espaço para seguir investindo no setor social, que é uma porta para a educação e a saúde”, frisou. A nutricionista do Spani Atacadista, Palloma Nascimento, agradeceu a oportunidade de poder colaborar com o projeto. “É uma grande satisfação saber que em Rio Claro existe uma iniciativa como essa”, disse.
O Banco de Alimentos é um programa desenvolvido pela prefeitura por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Social, em parceria com a Udam. Faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos e tem o objetivo de combater o desperdício de itens alimentares recolhendo e processando hortifrutis considerados impróprios para venda, mas adequados para o consumo humano. Os alimentos são selecionados, manipulados, higienizados, embalados, etiquetados e distribuídos aos centros de referência da assistência social (Cras) e organizações que atendem população em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. “Além dos processos operacionais, ações nutricionais e sociais são desenvolvidas com os beneficiários”, explica a gerente Larissa Zeminian.
Fazem doações ao Banco de Alimentos de Rio Claro os agricultores Creusa Maria Camargo, Dinael de Oliveira, José Lázaro de Oliveira, Josué Bueno de Oliveira, Liberato Holpfner Filho, e Pedro e Benedita Vasconcelos; os estabelecimentos Banana’s Hortifrut, supermercado Bom Jesus, Brasil Frios Supermercados, mercado Casa Grande, mercado Duarte, supermercado Rede Economize, Enxuto Supermercados, Examine Supermercados, mercado Giba, horta Emerson Caritá, Verejão de Jales, Korin, Lima Supermercado, hortifruti Matão, Mercadão Horticenter, mercado Monerato, Pantoja Supermercados, Mercado Qualidade, rede Horti Mais, Savegnago Supermercados, Senda Distribuidora (Assaí), Spani Atacadista, Tamaru Atacado Frutas e Legumes, e supermercado Terra Nova; e a Horta Solidária Municipal.