O livro “Desfazendo os Nós do Capital: território, ação social e economia solidária”, lançado na última segunda-feira (9), marca a trajetória de Rio Claro na área de Economia Solidária (Ecosol). Lançado pela Secretaria Municipal de Ação Social e o Laboratório de Estudos Territoriais (LAETE) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas – IGCE /Unesp, o livro traz, também, reflexões sobre o tema e subsídios para a política pública nesta área.
Participaram do evento representantes de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), autores, autoridades e convidados, dentre eles a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira; a diretora de Desenvolvimento Social e gestora do Projeto de Economia Solidária do Convênio Prefeitura/Unesp, Marta Ceccato; o vice-diretor do IGCE-Unesp, Alexandre Perinoto; o diretor do IGCE no período de 2009 a 2013, Antonio Carlos Simões Pião; o coordenador do Projeto de Economia Solidária da Unesp, Áuro Mendes; e as professoras do Projeto de Economia Solidária do Convênio Prefeitura/Unesp, Silvia Ortigosa e Ana Tereza Cortez.
Emocionada, a secretária Municipal de Ação Social disse que a obra é um marco no desenvolvimento da Ecosol em Rio Claro, que caminha a passos largos para conquista da moeda e do banco solidário. “Esses fatores impulsionarão os Empreendimentos Econômicos Solidários e trabalhadores informais na busca de rendimentos que possam garantir qualidade de vida e dignidade às suas famílias”.
O professor Auro Mendes ratifica as palavras da secretária e reforça a importância deste livro na história da Ecosol de Rio Claro: “Embora Rio Claro já tenha um histórico em Economia Solidária, o livro sistematiza todas as experiências desta área no município. É o fruto de uma reflexão sobre as práticas solidárias, abordando a cadeia produtiva da Ecosol, envolvendo produção, comercialização, feiras solidárias, atuação da Cooperativa de Trabalhadores dos Catadores de Material Reaproveitável (Cooperviva) e todas as implicações ambientais dessas práticas”.
Auro Mendes explica, ainda, que o livro apresenta também o mapeamento das ações solidárias por parte das entidades sociais que foram pesquisadas, trazendo subsídios para as políticas públicas e desenvolvimento territorial.
“Desfazendo os Nós do Capital: território, ação social e economia solidária” é composto por oito partes: Economia Solidária: contextualizações e mutações, por Auro Aparecido Mendes; Para além do mercado: As Feiras Solidárias no contexto das novas relações de trocas, por Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza; Cooperativas de catadores de materiais recicláveis: uma estratégia de inclusão social, por Ana Tereza Caceres Cortes; Economia solidária e ações sociais em Rio Claro/SP, por Luci Helena Wendel Ferreira e Marta Adriana Barbosa Ceccato; Entidades e vulnerabilidades sociais: mapeando as ações em Rio Claro/SP, por Felipe Augusto Vale Silva e Raul Polline Nunes; Os fóruns de economia solidária em Rio Claro/SP, por Gabriel Mehreb de Araujo e Flavia Codazzi; Os editais como alternativa de fomento para políticas públicas em economia solidária, por Tiago Henrique Degasperi e O papel do cooperativismo na economia solidária: o caso da Cooperviva de Rio Claro/SP, por Valdemir dos Santos de Lima.
O livro “Desfazendo os Nós do Capital: território, ação social e economia solidária” pode ser adquirido no Centro Público de Economia Solidária (rua 10/Av. 30, nº 2527- Antiga Unesp) e no Laboratório de Estudos Territoriais (LAET) do Departamento de Geografia da Unesp Rio Claro.