A Universidade Estadual Paulista (Unesp) traçou um mapa da vulnerabilidade social no município, que foi apresentado no primeiro seminário Mapeamento das Ações das Entidades Assistenciais de Rio Claro, que ocorreu na quinta-feira (5). O evento, organizado pela secretaria municipal da Ação Social, reuniu mais de 120 pessoas, com representantes de 40 entidades.
De acordo com a secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, o evento destacou importantes ações desenvolvidas no município. “Os trabalhos assistenciais mostrados servirão de base para o mapeamento, proporcionando a criação de propostas que elevem a qualidade de vida da população”, ressaltou.
Os painéis apresentados versaram sobre o histórico da assistência social, economia solidária e as políticas municipais de assistência social. As discussões foram ministradas pela consultora de Políticas Sociais, Rosa Elisa Berton Federici, o professor doutor Auro Aparecido Mendes e o professor José Gilberto de Souza, ambos da Unesp, e pela secretária municipal de Ação Social.
Também participaram do evento o prefeito de Rio Claro, Du Altimari, a vice-prefeita Olga Salomão, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosana Altimari, os vereadores Sérgio Desiderá e Raquel Piccelli, e o diretor do IGCE da Unesp, Antonio Carlos Simão Pião.