MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de abril de 2011 Desenvolvimento Social

Mais de 500 mulheres são homenageadas em Rio Claro com Café da Manhã

A homenagem foi feita pela prefeitura em cinco CRAS do município e contou com palestras, distribuição de cartilhas e sorteio de brindes.

A Prefeitura Municipal de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social, ofereceu Café da Manhã em homenagem às mulheres usuárias dos serviços sociais oferecidos pelas cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade. O evento foi realizado simultaneamente no dia 15 de Março (terça-feira), a partir das 9 horas.

Durante o evento no CRAS Jardim Panorama, a secretária de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira explicou que, “nós, mulheres temos que estar em sintonia uma com a outra, lutando pela nossa felicidade e de toda a humanidade”. Para a secretária, a homenagem é muito válida, pois as mulheres que buscam ajuda nos programas sociais são mulheres guerreiras que devem ser incentivadas na busca do conhecimento e do crescimento profissional para ocuparem o espaço que merecem na sociedade.

“Este simples evento é de grande importância para a comunidade, pois integra as mulheres para que elas se atentem mais aos problemas do cotidiano, bem como aprendem a se valorizar e despertar a auto-estima, para que as políticas públicas possam atingir suas expectativas. E o CRAS como Centro de Referência deve trabalhar principalmente com as mulheres, para orientá-las de forma efetiva”, diz a secretária.

Para Ireni Alves de Oliveira, 43 anos, usuária da unidade do CRAS Panorama há quatro anos, disse que “é possível conhecer novas pessoas e participar de vários eventos. Aqui somos todos amigos, todos irmãos, nos tratam com muito amor, oferecem benefícios, auxílios e orientação. O CRAS para mim é um espaço onde se discute e aprende todos os dias, sempre que preciso sou recebida de braços abertos”.

Eldira Dalva Alves, 42 anos, usuária do CRAS Novo Wenzel/Bonsucesso há cinco anos, declarou que “é muito bom fazer parte desse projeto, sempre freqüento os eventos ao lado da minha família. Minhas dúvidas e dificuldades são solucionadas e orientadas com carinho pela equipe, cujos integrantes são muito atenciosos e me recebem com um sorriso no rosto. Hoje posso falar que o CRAS é também minha família”.

O Café da Manhã foi enriquecido de forma diferenciado nos cinco CRAS. O CRAS Jardim Panorama distribuiu cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, que tem por objetivo instruir as mulheres sobre seus direitos e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Todas as participantes levaram uma pequena lembrança.

No CRAS Jardim Novo Wenzel/Bonsucesso o evento foi aberto por um coro de crianças do Plano de Assistência à Infância (PAI), que apresentou-se com quatro canções, dentre elas “Vamos Construir”. Foram ainda sorteados brindes às participantes e realizada uma homenagem à Sra. Rosa Maria Guostalli por ser uma mulher de grande caráter e garra na comunidade, moradora há 13 anos no Bairro Novo Wenzel, onde é proprietária de um mercado.

Alem de mesa farta e muita emoção, as mulheres usuárias do CRAS Jardim Brasília foram homenageadas com orientações do grupo socio-educativo, destacando a valorização da mulher e sua auto-estima.

No CRAS Bandeirantes o evento foi aberto pela palestrante Elaine Diniz, com o tema “Geração de renda, um meio ambiente para o fim da violência contra a mulher” e no CRAS Independência foi proferida uma roda de conversa pela Dra. Ana Maria Belem de Freitas Detetto, com o tema “Aspectos Psicológicos da Agressão Doméstica”, com a qual as participantes se enriqueceram e puderam usufruir de momentos felizes nessa homenagem.

Skip to content