Quem ainda não acompanhou as pré-conferências do idoso em Rio Claro tem nessa quarta-feira (18) duas oportunidades para participar. Às 8 horas na Unesp (anfiteatro da biblioteca), na Avenida 24-A, bairro Bela Vista, e às 13h30 no Centro Dia do Idoso (Avenida 40, 1610, esquina da Rua 14, Alto de Santana).
Na segunda-feira (17), dezenas de idosos atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Mãe Preta, inaugurado recentemente na área nordeste da cidade, participaram da pré-conferência “O protagonismo e empoderamento da pessoa idosa por um Brasil melhor e de todas as idades”.
Organizado pelo Conselho Municipal do Idoso, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, as pré-conferências são realizadas desde o início de novembro em diversas regiões da cidade, e tem como objetivo mostrar aos participantes como estão as políticas públicas na área do idoso e oportunizar a apresentação e discussão de propostas. As mesmas serão levadas à III Conferência Municipal do Idoso, que acontecerá no dia 28 de novembro, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM).
O usuário do Cras Mãe Preta, Joaquim Damasceno dis que achou o evento “interessante e importante para que a gente possa se colocar e ser ouvido”.
Antonio Carlos Riani Costa, presidente do Conselho Municipal do Idoso comenta que as reivindicações mais apontadas durante as pré-conferências são voltadas para as questões de trânsito e educação nas vias públicas. “A Pré-conferência é um momento de reflexão sobre o que a cidade tem a oferecer de bom para os idosos e o que precisa melhorar. Nesse sentido buscamos fazer do idoso um protagonista e dar a eles a possibilidade de influenciarem a vida pública com suas propostas”.
Após a apresentação e discussão das propostas, os idosos presentes puderam opinar e levantar seus próprios questionamentos a respeito do tema, dando sugestões que foram anotadas e devem ser levadas à Conferência Municipal para aprovação.