O Núcleo de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu na quinta-feira (16) a oficina de pintura em vasos de cerâmica, realizada na unidade do Projeto Presença Esperança, no distrito de Assistência.
Com sete aulas, uma por semana, a atividade procurou despertar o lado criativo dos participantes, propiciando um estudo básico da arte produzida em vasos de cerâmica, além de orientar sobre reaproveitamento e como dar nova roupagem a objetos imperfeitos. “O desempenho dos alunos foi excelente”, avaliou a professora de artes Jeane Brochini, que ministrou a oficina.
Débora Rodrigues, 34, participou da atividade e contou sobre o aprendizado durante as aulas. “O curso foi gratificante, principalmente porque pude aprender sobre pintura e reaproveitamento, conhecimentos que vou aplicar no meu dia a dia”.
Adriana Alteia, coordenadora do setor de Projetos Sociais destacou a importância dos assuntos pautados no curso. “O enfoque da atividade consistiu na conscientização de cada um dos participantes sobre reaproveitamento e reutilização de objetos abandonados”. E acrescentou: “Muitos participantes do curso estão desempregados atualmente, com isso a atividade serviu como alternativa para reforçar a economia familiar em tempos de crise”.
Durante o encerramento da oficina, vídeos sobre reciclagem e separação de objetos foram apresentados para os presentes. Após isso, cada participante recebeu um certificado de participação. A oficina foi realizada em conjunto pelo Departamento Autônomo de Água e Esgoto – Daae, dentro do Projeto Técnico Social vinculado às obras da adutora, feitas em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento – PAC.