O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região dos bairro Bonsucesso e Novo Wenzel, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, organizou na quinta-feira (28) evento intitulado “Identidade Territorial”, realizado na Associação Luterana Alvo, com a presença de 75 participantes. O objetivo foi colocar em foco a história do bairro Novo Wenzel.
O professor Sérgio Desiderá, secretário municipal de Cultura, foi o palestrante do evento. Ele abordou desde o surgimento do bairro às melhorias conquistadas com o passar do tempo e as perspectivas de desenvolvimento urbano para o futuro.
O assistente social do Cras, Cleber Scaglia, contou como surgiu a idéia de organizar a atividade. “A equipe do Cras decidiu trabalhar mensalmente com variados temas. Durante todo mês de abril fizemos uma dinâmica para falar do Jardim Novo Wenzel e também de outros bairros. Dialogamos sobre Bonsucesso, Batovi e Bom Retiro, incentivando a discussão entre os moradores sobre as necessidades de cada comunidade”.
Moradora do Jardim Novo Wenzel há mais de vinte anos, Maria Piedade contou como foi crescer e acompanhar todo desenvolvimento do bairro. “É gratificante poder presenciar a evolução de um bairro. Foi um sonho estar presente na construção de escolas, colocação de asfalto e na implantação de estruturas de nossa comunidade”.
A Psicóloga do Cras Bonsucesso/Novo Wenzel, Thaynara Zaia, ressaltou a importância da dinâmica entre os participantes. “São eles que conhecem os problemas do bairro, sabem das necessidades da comunidade. Cabe à equipe do Cras encontrar mecanismos e alternativas para a participação dos moradores nas decisões relativas ao seu bairro”.