A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, realizou na última terça-feira, 29, passeata de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti na região atendida pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Residencial das Flores.
Além dos usuários do serviço, a mobilização teve participação de moradores do bairro e de 17 jovens integrantes da fanfarra do Projovem, que seguiram pela Rua 6 até a Escola Estadual Professor Nelson Stroili, atraindo e chamando os moradores para a mobilização contra a dengue.
Jovens usuários do Projovem engrossaram a passeata distribuindo panfletos informativos para a população que acompanhou o evento. O panfleto informou os riscos e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti e explicou como combatê-los, incluindo a receita de um larvicida natural.
Jesus Marcos da Silva (13) relatou que mora no território envolvido na mobilização e considerou “muito importante este trabalho de conscientização quanto aos riscos de manter criadouros do mosquito”. O garoto explicou ter localizado vários pontos de risco no bairro onde reside.
Simeiris Rocha Stefani, que é coordenadora do ProJovem, observou que é fundamental este tipo de mobilização em todos os bairros da cidade. Ela acrescentou que tais iniciativas podem contar com a participação da fanfarra. “A música e a presença da garotada uniformizada da fanfarra funcionam como incentivo para que as pessoas saiam às ruas e se integrem à passeata, contribuindo para a conscientização da população sobre a importância da prevenção, o que é dever de todos”, nota a coordenadora.
O SCFV ProJovem funciona na Rua 2 nº 3317, bairro Vila Operária e atende pelos telefones 3536-2123 e 3524-9193. O serviço recebe 40 jovens de 12 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social, que são encaminhados pelos CRAS ou por demanda espontânea. O atendimento é feito de manhã e à tarde, no horário oposto ao da escola. O projeto desenvolve diversas atividades como inclusão digital, passeios sócio-educativos, teatro, aula de música (cordas e percussão), esporte e também uma fanfarra composta por 35 elementos, entre outros atrativos.