Cartão dá direito a moradores em situação de rua retirarem café da manhã e almoço no Bom Prato.
Setenta e cinco pessoas em situação de rua podem se alimentar gratuitamente retirando café da manhã e almoço na unidade do restaurante Bom Prato de Rio Claro. Na sexta-feira (26) o prefeito João Teixeira Junior esteve no restaurante, localizado na Rua 1 entre as avenidas 8 e 10, na entrega dos cartões de gratuidade, a partir de cadastro providenciado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.
“Firmamos convênio com o governo estadual para viabilizar esse benefício porque é uma iniciativa sintonizada com nosso empenho em cuidar daqueles que mais precisam”, comenta Juninho. “Esse momento de dificuldades devido à pandemia é especialmente penoso para pessoas em vulnerabilidade social, e a garantia de refeições diárias é uma alento a muitos que não dispõem do mínimo necessário para se alimentarem corretamente”, acrescenta Juninho, lembrando que um dos atributos do Bom Prato, além dos preços baixos, é a alta qualidade das refeições oferecidas.
De acordo com a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, que acompanhou o prefeito na visita ao Bom Prato nessa sexta-feira, a concessão do benefício atende critérios técnicos estabelecidos pelo governo estadual. “As pessoas em situação de rua foram identificadas pelas nossas equipes e terão que levar o cartão para ser validado pelo restaurante Bom Prato a cada refeição”, explica. A identificação dessas pessoas foi feita pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que, entre outros serviços, realiza busca ativa da população de rua oferecendo atendimento especializado e fazendo encaminhamentos aos serviços públicos quando necessário. O prefeito e a secretária municipal do Desenvolvimento Social foram recebidos pelo gerente da unidade do Bom Prato de Rio Claro, Samuel Ribeiro.
A alimentação gratuita a pessoas em situação de rua está sendo oferecida com parceria do governo estadual com as prefeituras paulistas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, que mantém 58 unidades do Bom Prato em todo o estado, adotou a medida com prazo até 30 de julho, ou enquanto durarem as medidas relativas à pandemia do coronavírus. Pelo programa, cabe às prefeituras conveniadas quantificarem, identificarem e localizarem os beneficiários, além de fazer a entrega dos cartões de gratuidade.
A adesão à medida é mais uma ação da prefeitura de Rio Claro em prol das pessoas em situação de rua após o início da crise do coronavírus. Em abril o município passou a acolher esse público nos prédios dos centros dia do idoso (CDI) localizados na Vila Operária e no Jardim Esmeralda, como medida para reduzir os riscos da Covid-19. Desde março as unidades mantêm suspensas as atividades com idosos.
Famílias em outras categorias de vulnerabilidade social também estão recebendo atenção na área da alimentação. A prefeitura ampliou a entrega de cestas verdes e pães caseiros aos cadastrados nos centros de referência de assistência social (Cras). Mais de 1800 famílias estão sendo atendidas. Além disso, desde o início da pandemia a prefeitura já transferiu 13,5 toneladas de alimentos do setor da Educação, que está com aulas suspensas, para o atendimento social.
A prefeitura distribui ainda alimentos por meio das campanhas do Fundo Social de Solidariedade que têm amplo apoio da comunidade e empresas. Também implantou o programa Alimentação Escolar Direto em Casa, na qual distribuiu cartão magnético para estudantes de baixa renda receberem mensalmente R$ 60,00 de auxílio enquanto as aulas não são retomadas.