“Se tivermos vontade política, como vemos em Rio Claro, teremos forças para superar as dificuldades”
“É preciso mudar o comportamento do brasileiro para a construção de um mundo mais solidário, onde as pessoas possam construir riqueza, livres e sem patrão”. Esta foi a tônica da palestra do Deputado Federal Newton Lima (PT), membro da Frente Parlamentar de Economia Solidária e ex-prefeito de São Carlos em dois mandatos, que vê a Economia Solidária como uma política que visa valorizar o ser humano, e não o dinheiro. “A Economia Solidária vai na contramão do capitalismo. Se tivermos vontade política, como vemos em Rio Claro, teremos forças para superar as dificuldades”, diz o deputado.
Com o tema “Economia Solidária no Cenário Nacional e seus desdobramentos para os Empreendimentos Econômicos Solidários em Rio Claro”, a palestra de Newton Lima foi realizada no Consulado da Mulher – Usina do Trabalho, na segunda-feira (19). O evento foi prestigiado por autoridades e representantes da sociedade civil, dentre eles o prefeito municipal, engenheiro Dú Altimari; a vice-prefeita Olga Lopes Salomão; os secretários municipais Carlos Alberto Teixeira De Lucca e Luci Helena Wendel Ferreira; vereadores Raquel Picelli e Sérgio Desiderá; Fabiano Castilho, coordenador do Consulado da Mulher; e representantes dos empreendimentos “Meninas do Pão” e “Pão da Colônia da Fepasa” (de Itirapina).
Representando a Unesp, a professora Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza falou sobre a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social para o desenvolvimento do projeto de pesquisa “Mapeando Papéis Sociais”, unindo teoria à prática: ”O objetivo final do projeto é que as famílias deixem de ser assistidas, se insiram socialmente e consigam sobreviver de uma forma mais digna”.
A secretária Municipal de Ação Social Luci Wendel disse que quando assumiu o cargo sua principal preocupação foi implantar um programa específico, pois a Economia Solidária deve ser trabalhada como militância junto às pessoas vulnerabilizadas, que estão lá na ponta, e são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
“Além de fazermos uma parceria com a Unesp, hoje discutimos com o Consulado a viabilização de um projeto junto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES. Com este projeto estaremos contribuindo com a proposta da presidente Dilma Roussef no desenvolvimento do plano Brasil sem Miséria, que visa à distribuição de renda e inserção social, meta também da Secretaria Municipal de Ação Social”, acrescentou Luci.
A vice-prefeita e secretária de Governo Olga Lopes Salomão se declarou feliz por participar de um governo que “cuida das pessoas”, implantando também esse serviço. “Espero que no próximo ano possamos consolidar esse projeto em parceria com a Unesp, para que ele não desapareça nas próximas gestões”.
O prefeito Du Altimari afirmou que a sociedade rio-clarense, em geral, enxerga a importância do Deputado Newton para a cidade de Rio Claro, onde obteve 5.000 votos e ressaltou o ganho do município na parceria com a Unesp: “Esta iniciativa é fundamental para que a cidade caminhe como um todo e temos mais projetos em nível Federal para que Rio Claro avance cada vez mais, com atenção não somente nas construções, mas também no cuidado com as pessoas”.