MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de março de 2013 Desenvolvimento Social

Nove municípios participaram do Fórum Regional de Economia Solidária

Dentre os assuntos tratados, encontra-se a dificuldade que alguns empreendedores estão encontrando com a desestruturação das equipes, devido à mudança de gestão

Representantes dos municípios de Campinas, Limeira, São Carlos, Artur Nogueira, Hortolândia, Indaiatuba, Itirapina e Cordeirópolis participaram do Fórum Regional de Economia Solidária Campinas – Rede Regional Solidária, realizado em Rio Claro na terça-feira (26), no auditório do Núcleo Administrativo Municipal – NAM.

Dentre as autoridades, destacamos a presença da vereadora Fátima Celin – de Cordeirópolis, Silvana Oliveira – representando a vereadora Raquel Picelli, Israel Gonçalves – chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal de Limeira, Ronei Martins, e de Hilário Apolinário de Oliveira – Secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda de São Carlos. Embora não pertença à Rede de Campinas, São Carlos é referência estadual em Economia Solidária.

Organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Programa Municipal de Economia Solidária, o Fórum contou também com a presença de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), entidades de apoio e outros interessados.

A representante do Fórum Estadual de Economia Solidária Yolanda Rodriguez Prates, faz parte da Coordenação Executiva de Economia Solidária e considera que as expectativas do Fórum Regional realizado em Rio Claro foram atingidas: “Além de conhecer e detectar se as ações de Economia Solidária estão acontecendo ou não em outras cidades do estado de São Paulo, a participação do Fórum Estadual nos Fóruns Regionais tem como objetivo ajudar a resolver os problemas que por ventura estejam impedindo que elas aconteçam”.

Yolanda, que também representa um empreendimento de confecção de Artur Nogueira, explica que a descontinuidade ou enfraquecimento de ações voltadas à Economia Solidária estão se revelando em algumas cidades do interior de São Paulo devido à desestruturação de equipes com a mudança de gestão.

Afirma que as intermediações feitas pelo Fórum tem se revelado positivas, pois seguem determinações federais.  “Em casos de desencontros ou dificuldades, orientamos que gestores, fomentos e empreendedores participem do Fórum Paulista de Economia Solidária, de preferência todos juntos, para que possamos encontrar soluções que possibilitem o avanço desta economia em todo Estado”.

Pular para o conteúdo