Cerca de 60 crianças e adolescentes do Núcleo ArteVida participaram de uma aula de capoeira realizada na segunda-feira (03) no Lago Azul. A atividade teve como objetivo resgatar a cultura afrodescendente e comemorar o Dia Internacional do Capoeirista, comemorado em 3 de agosto.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, as aulas de capoeira têm como objetivo minimizar as vulnerabilidades sociais que envolvem diretamente não só a criança e o adolescente, mas também as famílias. As aulas de capoeira às segundas-feiras, nas dependências do Núcleo ArteVida.
Esta e outras 11 atividades que o Núcleo ArteVida oferece aos usuários, são financiadas com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), vinculado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que capta e gerencia os valores do imposto de renda recolhido em Rio Claro para investimento em diversos projetos sociais específicos de atendimento à criança e ao adolescente. De 2013 a 2014 o FMCA recolheu quase R$ 408.000,00, que foram destinados ao financiamento de 11 projetos apresentados e aprovados por entidades do município.
As aulas de capoeira são realizadas pelo professor Agnaldo Lima da Silva, instrutor baiano da Abadá Capoeira. Com brincadeiras musicais e muita dança, os alunos desenvolvem coordenação e bem estar corporal. Agnaldo frisa que atividades como esta são importantíssimas para as crianças: “Por meio da capoeira ensinamos histórias que auxiliam os jovens. Além do corpo, há a questão cultural e histórica que faz a atividade ficar ainda melhor”.
Para o usuário João Paulo Alves (10), a aula foi muito produtiva. “Frequento o projeto a três meses e adoro as atividades. Já praticava capoeira há mais de um ano e meio e gosto muito de participar”.
A coordenadora do ArteVida, Gislaine Aparecida da Rocha, ressalta que a capoeira traz benefícios a saúde e, também, aborda a cultura do país. “A capoeira tem forte espírito coletivo. Para destacar ainda mais essa atividade no Dia do Capoeirista, trouxemos os usuários ao Lago Azul”.
O Núcleo Arte Vida está localizado na Rua 15, 432, Bonsucesso, e atende aos bairros daquela região. O telefone para contato é 3023-1898. As atividades são direcionadas a crianças de oito a 16 anos. Mais informações sobre o projeto ArteVida e doações via imposto de renda podem ser obtidas no site da entidade, no endereço www.nucleoartevida.org.br/ e no site da Secretaria de Ação Social no endereço www.secretariadeacaosocial-rc.com.