MENU

accessible_forward Acessibilidade
16 de outubro de 2014 Desenvolvimento Social

Oficina de Biojóias incentiva alunos da Escola Sergio Hernani Fittipaldi

O Setor de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro realizou na quarta-feira (15), em parceria com a Escola Municipal Sergio Hernani Fittipaldi, oficina de biojóias para destacar o uso de produtos da natureza de forma sustentável.

A atividade foi ministrada pela Oficina Jóias da Terra – Biojóias Rio Claro, e contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas nos períodos da manhã e da tarde, entre mães e alunas da escola com mais de 11 anos.

A atividade faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) desenvolvido pelo setor de projetos da Secretaria de Ação Social. O trabalho faz parte das atividades com a comunidade da região beneficiada pela obras de pavimentação do Jardim Boa Vista II, financiadas pelo Governo Federal e realizadas no início deste semestre. As alunas montaram colares, brincos e pulseiras com sementes de açaí.

A aluna Nicole Eloisa Neto (11) foi a primeira a terminar o colar durante a oficina do período da tarde e ficou muito feliz com seu rendimento. “Não achei muito difícil, agora sei fazer um colar de sementes sozinha, foi muito legal”. Até o final da oficina Nicole já havia produzido dois colares, duas pulseiras e um par de brincos.

A adolescente Camile Vitoria dos Santos Martins (12) destacou a importância de se utilizar produtos sustentáveis. “Eu já tinha realizado esse trabalho, porém não utilizava sementes. Achei muito interessante aproveitarmos produtos da natureza para realizarmos um trabalho ecologicamente correto”.

Marlene Marciel Barbuio, designer de biojóias e coordenadora da oficina, ressaltou a importância de orientar crianças, desde cedo, sobre os conceitos de sustentabilidade e mostrar a elas que é possível gerar renda utilizando produtos da natureza da maneira correta. “A Oficina Jóias da Terra, além de coletar e tratar 70% das sementes que utiliza em suas biojóias, tem também a preocupação de repassar às pessoas interessadas noções do trabalho que realiza, sempre com respeito à natureza”.

Adriana Alteia, coordenadora do setor de projetos sociais, explica que levar aos alunos o conhecimento de como trabalhar com produtos que a natureza nos oferece é muito importante. “É o primeiro passo para a preservação do meio ambiente no entorno do local onde vivem e também para a sustentabilidade das famílias, que podem fazer da confecção de biojóias um meio de contribuir com a renda familiar”.

Pular para o conteúdo