A Oficina de Recicláveis do Centro Comunitário do São Miguel, promovida pela Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, foi encerrada na última quarta-feira (2). As integrantes do Grupo da Terceira Idade do centro participaram da última atividade relacionada a esta oficina que tinha o objetivo de reaproveitar jornais e outros materiais para a confecção de objetos decorativos.
No fim do evento houve um sorteio para as participantes que ganharam bolsas de reaproveitamento de banners produzidas por costureiras do Centro Público de Qualificação.
Nelza Cristofano, participante da oficina, comentou que esteve presente nas quatro aulas da oficina e avaliou que foi “tudo muito interessante”. Segundo ela, “este tipo de atividade ajuda na aprendizagem e nos dá a oportunidade de adquirir novas experiências”.
A artesã e bióloga Jeane Brochini, responsável por ensinar as mulheres do grupo da terceira idade a realizar os projetos, explicou que está “envolvida com o meio ambiente e com a arte há muito tempo, e ensinar elas a desenvolverem o reaproveitamento de jornais confeccionando objetos tão bonitos me faz realizar um objetivo que é juntar esses dois temas para o bem da sociedade”. Ela ressaltou que as participantes “ficaram muito empolgadas com as atividades e fizemos além daquilo que estava programado”.
Adriana Altéia, coordenadora do Setor de Projetos, falou do real objetivo de realizar esta oficina: “O principal objetivo foi o desenvolvimento de uma educação ambiental. Os participantes aprenderam a confeccionar objetos reaproveitando jornais que poderiam estar causando danos ao meio ambiente. Essa atividade estimulou as pessoas a trazerem de casa outros objetos que seriam descartados, utilizando-os para o reaproveitamento, ou seja, já colocando em prática a preocupação com o meio ambiente”.