Atividades animam, incentivam a autoestima, promovem mudanças de hábitos e dão novo alento às pessoas da chamada melhor idade.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Brasília, em parceria com o grupo de beneficiários do Programa de Prestação Continuada/Grupo da Melhor Idade e com comunidade dos bairros abrangidos por esta unidade, realizaram no início do mês de março, na capela “Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio”, oficinas para modelos e manequins voltadas aos idosos.
As oficinas são desenvolvidas pelo coreógrafo Marcos Gomes nas cinco unidades dos CRAS, vinculados à Secretaria Municipal de Ação Social, com temáticas que abordam autoestima, expressão corporal e verbal, trabalhadas com atividades de ginástica, reflexão e desfile de moda. Além da equipe do CRAS, participaram do evento a psicóloga Terezinha Pulici, a assistente social Tais Andreolli, a fisioterapeuta Ana Claudia Basso, alunos da Paróquia do Espírito Santo e familiares.
Durante o evento, foram feitas apresentações de dança em homenagem às idosas, por ocasião da “Semana da Mulher”, e baile pré-carnavalesco. Para o coreógrafo, o principal objetivo das oficinas é a valorização da melhor idade: “Com essas atividades os idosos se sentem mais amados, elevam sua autoestima e sentem-se incentivados a mudar costumes de suas vidas”.
Maria José Soares Dário, de 62 anos, que participa há pouco mais de um mês, já percebe as melhorias em sua vida: “A gente se sente bem, conhece novas pessoas e passa algumas horas agradáveis”, revela.
Já o jovem Daniel Ribeiro foi prestigiar os participantes, cantando músicas do cantor Daniel: “Toco músicas de raiz, e sei que os idosos gostam”, disse o garoto de 12 anos.
De acordo com Áurea Rios, coordenadora do CRAS Jardim Brasília, “nessa idade, os idosos não acreditam mais que tenham condições de desenvolver novas atividades e vão perdendo a autoestima, situações que podem ser revertidas com estas oficinas”.