MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de abril de 2016 Desenvolvimento Social

Oficina transforma pneus em vasos ecológicos em ação contra a dengue

Garantir uma nova utilidade e aparência a um pneu já aposentado das ruas e estradas, contribuindo para a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente é um dos objetivos da oficina de pneus, iniciativa do Núcleo de Projetos Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social.  O projeto está sendo desenvolvido na quadra poliesportiva do Jardim Panorama e conta com a parceria do Departamento Autônomo de Água e Esgoto – Daae, com o propósito de promover melhorias ambientais nos bairros da redondeza. É realizado com recursos do governo federal, por meio do Trabalho Técnico Social vinculado à obra do Daae no Parque Mãe Preta, que contempla também o Jardim Panorama.

A atividade teve a penúltima aula na quarta-feira (20) e os pneus usados no processo ganharam nova roupagem, agora como vasos ecológicos que ficarão instalados logo na entrada da quadra poliesportiva do Jardim Panorama. O trabalho elimina a possibilidade de que os vasos acumulem água parada, afastando o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças.

Adriana Alteia, coordenadora do Núcleo de Projetos Sociais ressalta a importância de atuar no combate ao mosquito, principalmente do ponto de vista da prevenção. “A proliferação da larva acontece nos momentos de descuido das pessoas. Além de encontrar alternativa de uso para os pneus, transformando-os em vasos ecológicos, a oficina também conscientiza sobre os cuidados que devemos tomar para evitar a propagação das doenças”.

A coordenadora conta como surgiu a ideia de fazer reuso de pneus para a preservação do meio ambiente. “Pesquisamos e descobrimos que cada pneu demora cerca de 500 anos para ser decomposto. Então, procuramos alternativas para respeitar a natureza. Além de utilizá-los como vasos, podemos usar os pneus em hortas e até como cama para animais de estimação”, sugere. Adriana esclarece, ainda, que ao concluir a oficina, os participantes são estimulados a utilizarem o conhecimento adquirido para olharem objetos descartados, como os pneus, sob outro ângulo, vindo a transformá-los, inclusive como uma fonte renda, sem ter de sair de casa,

Evelyn Leite (17) é usuária do Centro de Referência de Assistência Social – Cras Região Jardim Panorama e esteve presente na atividade, ajudando no processo de dar nova utilidade aos pneus. Ela comentou sobre os cuidados que adota para eliminar os focos do mosquito em sua casa. “Vivo me policiando para não acumular água e coloco areia nos vasos, porém não podemos apenas cuidar de nossas casas. Por isso, sempre alerto meus vizinhos para que todos possam tomar providências contra os criadouros”.

Pular para o conteúdo