Cerca de 40 mulheres estiveram presentes à palestra realizada segunda-feira (7) no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Brasília, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. O tema do encontro foi “Autoestima e valorização da mulher”. O objetivo foi conscientizar as mulheres sobre o potencial de cada uma e como superar obstáculos impostos pela sociedade, que ainda conta com traços de desigualdade entre os gêneros.
A palestrante foi Silvia Rodrigues, cabeleireira, que falou sobre sua vida. Nascida e criada no interior da Bahia, morou no exterior e aprendeu técnicas de embelezamento e ganhou notoriedade no ramo estético. Também falou das inúmeras vezes que sofreu com injúria racial e com atos machistas.
“O primeiro paradigma que deve ser quebrado é a desigualdade. Devemos lutar pela conquista de direitos iguais”, afirmou.
A coordenadora do CRAS Jardim Brasília, Aurea Maria Rios, falou sobre a importância de palestras como essa, que também abrem espaço para discussões sobre preconceito, religião e opção sexual. “A data referente ao Dia da Mulher não deve ser apenas comemorada, e sim servir como embasamento para a troca de opiniões e conscientização”, comenta.
As atividades continuarão até o final de março, com palestras nos Cras, casa aberta no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e com a Feira de Economia Solidária em comemoração ao mês da mulher.