MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de fevereiro de 2016 Desenvolvimento Social

Palestras sobre serviços prestados no Cras Panorama reúnem mais de 150 pessoas

O Centro de Referência de Assistência Social – Cras Região Jardim Panorama reuniu mais de 150 usuários no Núcleo Administrativo Municipal – Nam na última sexta-feira (30). O objetivo foi explicar e ofertar os serviços do Cras no acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade social. A equipe falou sobre os serviços oferecidos aos usuários e à população, em geral, os bairros que atende e os profissionais atuantes. O tema na explanação foi o Benefício de Prestação Continuada – BPC.

O BPC atende idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo. O benefício pode ser solicitado gratuitamente no Cras mais próximo da residência do interessado. Sem necessidade da intermediação de advogados ou outros intermediários, o Cras acolhe, avalia o perfil do interessado, orienta sobre os documentos necessários, preenche o formulário solicitado pela Previdência Social, agenda e encaminha o requerente ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Para a secretária municipal de Assistência Social Luci Helena Wendel Ferreira, muitos idosos têm dificuldade em entender o que é o BPC, quem pode recebê-lo e quais são os documentos e procedimentos necessários para requerer o benefício. “O Cras faz o acolhimento do idoso ou pessoa com deficiência durante todo processo, até a aquisição do beneficio, garantindo, assim, um direito que é seu, sem ter que pagar nada por isso”.

Assim como os demais Cras instalados no município, o Cras Região Jardim Panorama é uma unidade pública estatal da política de Assistência Social e tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais. É a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

O órgão atua com equipe composta por coordenador, psicólogo, duas assistentes sociais, equipe de apoio e oferece como principais serviços o Programa de Atenção Integral à Família – Paif, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários, e na inclusão de famílias em programas de transferência de renda, por exemplo.

O serviço recebe mais de 250 famílias por mês e atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas na Rua 15 nº 360, entre as avenidas 36 e 38, no bairro Jardim Wenzel. O telefone é 3523-1980.

Pular para o conteúdo