O projeto Ponto Livre de Cultura Novos Olhares teve início no último dia 27 de março, reunido 11 jovens para a aula inaugural das oficinas oferecidas pela TV Comunitária Cidade Livre e Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS). Os alunos são usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Brasília e Jardim Independência. A previsão é que no próximo sábado (9), o número previsto de 20 alunos por oficina esteja completo. Jovens do CRAS Jardim Bandeirantes e Bonsucesso/Novo Wenzel pretendem iniciar a experiência no segundo semestre, enquanto os idosos atendidos pelo Centro Dia do Idoso deverão iniciar duas oficinas de criatividade e duas oficinas literárias no fim de abril ou início de maio.
11 jovens participam da aula inaugural das oficinas oferecidas pela TV Comunitária Cidade Livre e Prefeitura
Voltado a jovens entre 14 e 29 anos e a idosos acima de 55 anos o projeto prevê estimular a expressão das subjetividades dos jovens e dos idosos, através de um contato maior com o universo das artes, envolver o cidadão na produção de cultura, arte e comunicação, estimulando a participação em oficinas. Deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades dentro do município, desenvolvendo ações planejadas e continuadas visando à inclusão social e cultural de fato e de direito dos cidadãos rio-clarenses. A inclusão social é uma das principais metas da Secretaria, que ao longo dos meses vem conquistando parceiros para investir na capacitação e profissionalização de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. “Com esse norte, a SMAS já formou, em poucos meses, pessoas habilitadas a ocupar vagas em aberto nas mais diversas áreas de trabalho, aumentando a auto-estima e qualidade de vida dessas pessoas, promovendo a inserção social.
O Ponto Livre de Cultura abre oportunidade da inserção de jovens e idosos também na área cultural, intensificando o processo de resgate de dignidade e cidadania”, diz a Secretária Municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira. Segundo Marcelo Renato Fiório, presidente da TV Comunitária e responsável pelo Ponto de Cultura, a expressão dos primeiros alunos durante a aula inaugural foi de encanto. “Eles não tinham idéia de como é uma emissora de TV, de como a criatividade dos colaboradores e técnicos pode ajudar a obter soluções para as necessidades de um estúdio.
Por outro lado, puderam sentir que, com o avanço da tecnologia da informação, é muito fácil produzir um vídeo, mesmo que seja com equipamentos caseiros, utilizando o computador de casa, uma câmera simples ou até mesmo um aparelho celular”. Para Fiório, o Ponto Livre de Cultura Novos Olhares, além de uma oportunidade de capacitação e geração de renda, é uma forma de levar a comunidade à TV, de mostrar que a TV Comunitária não tem dono, é de livre acesso à população. Oficinas para jovens: Serão três módulos de Oficinas para os jovens com carga horária de 20 horas cada. Neste primeiro ano serão duas turmas de 20 jovens para cada ciclo completo (três módulos), sendo cinco dias de oficinas por módulo com quatro horas cada. Os conteúdos são: Planejamento de Produção, Edição de Vídeo e Produção de Conteúdo. Oficinas para idosos: Para os idosos são três tipos de oficinas com carga horária de 24 horas cada, sendo realizadas em 12 dias alternados de duas horas cada. No primeiro ano serão doze turmas com 10 idosos cada. Os conteúdos são: Oficina de Criatividade, Oficina Literária e Oficina de Artesanato.
Mais informações:
• CRAS Jardim Independência – tel. 3535-4558
• CRAS ardim Brasília – tel. 3523-6734
• CRAS Bandeirante – tel. 3536-1745
• CRAS Novo Wenzel/Bonsucesso – tel. 3523-8726
• Centro Dia do Idoso Padre Augusto Casagrande – tel. 3533-6866