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09 de novembro de 2015 Desenvolvimento Social

Pessoas com deficiência participam de Show de Física

Uma turma de 20 usuários do Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Assistência Social participou nesta segunda-feira, 9, de uma experiência sensorial de física desenvolvida pela Unesp.  Alunos e professor envolveram-se em diversas atividades que proporcionaram uma manhã diferenciada, levando novos conhecimentos aos usuários.

Os instrutores trouxeram alguns aparelhos que utilizam em suas demonstrações no “Show de Física”, como rodas, pesos, cama de prego e tambor. Individualmente, os usuários puderam tocar, conhecer e entender como a física é aplicada. Todos puderam sentir os “efeitos” da física e ficaram muito entusiasmados.

Para o professor de física Giovani Gozzi (31), é importante expandir esse conhecimento. “Este é um projeto de divulgação que apresentamos constantemente nas escolas, mas sempre que temos oportunidade fazemos questão de levar essa apresentação a outros públicos.”

A usuária Dali Gonçalves (31) achou muito interessante os experimentos. “Gostei muito, foi ótimo conhecer um pouco mais da física. Com elementos simples, eles nos proporcionaram experiências únicas, e a que eu mais gostei foi feita com uma roda de bicicleta. Estou muito feliz”, disse.

Sindy Salla Sá de Souza, coordenadora do Centro Dia, conta que estimular os usuários é o principal foco. “Gostamos de trazer atividades diferentes, que possam passar novos conhecimentos e aprendizado”, explicou.

Nomeado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias, o Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência se enquadra na Proteção Social Especial de Média Complexidade. Antes conhecido como Centro Municipal de Atendimento à Pessoa Deficiente Visual – CMAC, o projeto Centro Dia de Referência para Pessoa com Deficiência iniciou-se em 2015.

O serviço procura promover autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes. Isso é feito num espaço de aprendizagem com  atividades que visam ampliar a noção de responsabilidade, do trabalho como ferramenta de independência e revelar o potencial de cada usuário, proporcionando convivência social, integração, fortalecimento emocional e de vínculos familiares, valorização das diversidades e inclusão.

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