Usuários presentes no local aprovaram as novas instalações, mais amplas e acolhedoras
O grupo de Benefício de Prestação Continuada (BPC), reunido no CRAS Região Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel na última quinta-feira (22), partilhou com o prefeito Du Altimari e a vice-prefeita Olga Lopes Salomão a satisfação de serem acolhidos em um espaço mais adequado às suas atividades. Estabelecido à Rua 6 nº 590, desde o último dia 23 de fevereiro, o CRAS oferece aos grupos de usuários um espaço mais amplo e acolhedor.
“Aprovamos a mudança proposta, pois temos em vista a qualidade de vida da população, que merece acolhimento de primeira nos serviços oferecidos pela Prefeitura”, disse o prefeito Du Altimari. Tanto ele quanto a vice-prefeita ouviram as sugestões, reivindicações e agradecimentos dos usuários presentes, trocando idéias sobre as necessidades do bairro.
O beneficiário Cícero Marques dos Reis (58), residente no Novo Wenzel, disse que agora gosta ainda mais de freqüentar o CRAS: “As atividades refletem muito em meu bem-estar, melhora a cabeça, pois aqui esquecemos os problemas, fazemos novas amizades e ganhamos novos conhecimentos”.
Os usuários presentes, em geral, manifestaram suas impressões em relação às novas dependências, classificando o local como mais arejado e espaçoso, que permitem trazer as crianças para atividades de lazer durante as reuniões.
Para a coordenadora do CRAS Daniela Aparecida Bernardi, a mudança para este novo espaço trouxe grandes avanços no atendimento aos usuários: “Além de um espaço mais amplo e arejado para as reuniões dos grupos, ganhamos salas mais adequadas para atendimentos individuais, de fácil acesso para os deficientes físicos”.
Sobre o CRAS:
O CRAS Região Jardim Bonsucesso/Novo Wenzel atende famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso a serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS.
São atendidas neste CRAS, mensalmente, cerca de 135 famílias referenciadas por diversos Programas de Transferência de Renda, como: Programa Bolsa Família`, Programa Renda Cidadã, Programa Ação Jovem e Benefício de Prestação Continuada – BPC Idoso/Deficiente.
Dentre os atendimentos prestados podemos citar: acompanhamento familiar em grupo e particularizado; oficinas/grupos de convivência com famílias; visitas domiciliares; acompanhamento prioritário das famílias em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa família; acompanhamento prioritário às famílias com beneficiários do BPC; orientação e acompanhamento para inserção no BPC; encaminhamento para inserção de famílias no Cadastro Único; Busca Ativa; gestão do território, articulando a rede de Proteção Social Básica; orientação e encaminhamento para inserção nos Programas de Transferência de Renda; acompanhamento das famílias atendidas pelos Programas de Transferência de Renda; encaminhamento para rede de serviços socioassistenciais; acolhida para recepção, orientação e referência; ações socioeducativas e palestras.