96% dos jovens acima de 16 anos, que freqüentam os projetos Pró-Jovem e Geração XXI já estão inseridos no mercado de trabalho ou em processo de seleção
Ariana, Dartagnan e Luiz Henrique, são apenas três entre dezenas de jovens que encontraram nos projetos Pró-Jovem e Geração 21as orientações e conhecimentos necessários para conquistar o primeiro emprego. Desenvolvidos pela prefeitura por intermédio da Secretaria de Ação Social (SMAS), os projetos atendem, conjuntamente, 100 alunos de 14 a 17 anos em situação de risco e vulnerabilidade pessoal e social. Desses, 96% dos jovens acima de 16 anos já estão inseridos no mercado de trabalho ou em processo de seleção.
No Pró-Jovem/Geração 21 o jovem tem a oportunidade de somar conhecimentos e enriquecer sua formação como empreendedor em diversas áreas, por meio de atividades práticas em cursos e oficinas de artesanato, inclusão digital, musicalização, idiomas, Jovem Aprendiz (SENAC), Jardinagem e Paisagismo (SESI), Informática, Rádio, Bicicletaria (UDAM), Auxiliar Administrativo, Automação Hidráulica, Automação Pneumática, Normas da ISSO (SENAC), Patwork, Biojóias, dentre outros. Os cursos são oferecidos na sede do projeto e também nos espaços cedidos pelos parceiros e apoiadores.
Ariana e Dartagnan encontram-se empregados há quase quatro meses e Luiz Henrique há um ano, para felicidade deles e de seus empregadores, que sentem no desempenho dos jovens a influência de uma vivência importante para os primeiros passos no mercado de trabalho.
O Max Atacado (Rede Walmart) contratou Ariana Batista Alves (17) e seu coordenador de treinamento, Daniel Henrique C. de Lima, afirma que, com certeza, a orientação recebida no Pró-Jovem/Geração XXI deu a base necessária para que Ariana apresentasse um diferencial em seu currículo. “Jovens que passam por programas como esses chegam com idéias novas e demonstram ser eficientes. Com as idéias de Ariana já fizemos algumas mudanças internas, no sentido de aprimorar cada vez mais a qualidade do atendimento aos nossos clientes”.
Ariana conta que considera muito bom ter feito cursos no Pró-Jovem/Geração XXI, pois utiliza tudo que aprendeu em seu dia a dia. “Fiz curso de informática que utilizo para fazer as planilhas do supermercado e outras atividades. Com os cursos de macramé, artesanato, jardinagem, biojóias e outros, aprendi a confeccionar peças muito bonitas, que vendo aos colegas e vizinhos para complementar minha renda”.
Dartagnan Ribeiro, 16, foi contatado pelo MacDonald’s da Avenida Visconde de Rio Claro. Além de passar pela formação do Pró-Jovem/Geração XXI, Dartagnan foi encaminhado ao Senac para participar do programa Menor Aprendiz, somando novos conhecimentos aos anteriormente adquiridos no Projeto. Ele diz que foi muito importante ter passado pelos programas da Prefeitura. “Vim de Minas Gerais há um ano, conheci o Pró-Jovem/Geração XXI, e por intermédio dele, fiz amizades, aprendi muito sobre a cidade e áreas interessantes para trabalhar. Entrei no curso Menor Aprendiz, depois na Microlins, locais onde aprendi muitas coisas boas, que somadas aos conhecimentos do Projeto, abriram as portas para o meu primeiro emprego, este no McDonald’s”.
O gerente do Enxuto Supermercados, Marcos Aurélio Marcemiro, mostrou-se bastante empolgado com a contratação de Luiz Henrique Santos, 17, que também cursa o Menor Aprendiz e está na empresa há mais de um ano. “Geralmente os jovens chegam ao mercado de trabalho meio perdidos e imaturos, têm que ser mais acompanhados, não sabem comunicar-se corretamente com os clientes, enquanto os que passam por programas sociais como estes já entram para trabalhar com uma percepção mais aguçada, mentalidade mais aberta, têm diversidade de idéias e pró-atividade. Programas como estes são muito bem-vindos pelo benefício que trazem a toda comunidade”, comenta Marcemiro.
Para Luiz Henrique, os cursos e atividades que fez no Pró-Jovem/Geração XXI foram muito importantes. “Tive a oportunidade de adquirir conhecimentos em diversas áreas, facilitando a conquista de meu primeiro emprego. Estou gostando muito de trabalhar no Enxuto Supermercados, pois além do bom ambiente e das amizades que fiz, me tornei independente. O trabalho me trouxe recursos financeiros para fazer ou adquirir coisas que eu gosto e ainda ajudar minha família”.
Serviço:
Pró-Jovem/Geração XXI – tel. 3536-2123