MENU

accessible_forward Acessibilidade
31 de março de 2010 Desenvolvimento Social

Prefeitura incentiva trabalho cooperado com oficinas de chocolate

Cerca de 60 usuários atendidos pelos projetos sociais desenvolvidos pela Prefeitura ganham um presente valioso, nesta Páscoa, com as seis oficinas de chocolate oferecidas pela Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), entre fevereiro e março.

            As oficinas foram realizadas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no III Pólo de Atendimento Social e nos quatro Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) espalhados pela cidade. Mais da metade dos participantes se dispôs a trabalhar de imediato e já pode contar com renda extra para ajudar no orçamento familiar, proveniente  das vendas e encomendas para a Páscoa.

            Além de ensinar a produzir produtos de chocolate e embalagens atraentes, a oficina ensinou, ainda, a confeccionar caixinhas e porta-lápis recheados com bombons, oferecendo aos compradores alternativas atraentes aos tradicionais ovos de Páscoa.

Feira de Economia Solidária, realizada durante a Semana da Mulher no Paço Municipal

Feira de Economia Solidária, realizada durante a Semana da Mulher no Paço Municipal

            O objetivo foi plenamente atingido, uma vez que durante a Feira de Economia Solidária, realizada durante a Semana da Mulher no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e no Paço Municipal, todos os produtos de chocolate expostos foram vendidos e as participantes ainda levaram para casa inúmeras encomendas.

            “Essa iniciativa da SMAS foi muito importante para despertar a auto-estima de muitas mulheres, as quais não acreditavam em seu potencial e já puderam começar a contribuir, embora de forma modesta, com o sustento do lar”, diz a Valéria Cortez, instrutora da oficina e incentivadora da participação dos alunos na Feira.

           Segundo Valéria, as participantes ficaram muito satisfeitas com os resultados imediatos desta aprendizagem e se preparam para trabalhar em grupo, o que pode ser o primeiro passo para a criação de uma cooperativa. O grupo pretende ingressar neste nicho de comércio durante outras datas festivas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal, épocas onde os objetos artesanais recheados de bombons são muito apreciados.

Skip to content