MENU

accessible_forward Acessibilidade
04 de novembro de 2010 Desenvolvimento Social

Prefeitura instala Centro de Referência de Assistência Social na região do Panorama

A Prefeitura de Rio Claro inaugura nesta sexta-feira (5), às 8h30, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Panorama, na Rua 26 PA, 207, Esquina com Avenida 54, no Jardim das Paineiras. O prédio do quinto CRAS de Rio Claro recebeu reparos, manutenção hidráulica, elétrica e pintura, providenciada por internos do Centro de Ressocialização Masculino, participantes do programa de Capacitação Profissional desenvolvido pela Secretaria de Ação Social. Com o novo prédio, ficarão mais acessíveis à comunidade de 24 bairros os serviços sociais de apoio às famílias e indivíduos proporcionado pelo Cras, que atua na garantia dos direitos de cidadania, com ênfase na conivência familiar e comunitária.

Serão atendidos no novo Cras moradores do Alto do Santana, BNH, Chácara Bom Retiro, Chácara Vicentina, Granja Regina, Jardim Araucária, Jardim Azul, Jardim Bela Vista, Jardim Cidade Azul, Jardim das Paineiras, Jardim Karan, Jardim Santa Maria, Jardim Mateus Manieiro, Jardim Panorama, Jardim Paulista 2, Jardim Santa Eliza, Jardim Universitário, Jardim Wenzel, Recanto paraíso, Vila Olinda, Vila Santa Cruz, Vila Santa Terezinha e sítios do final da Estrada da Jacutinga.

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. É uma unidade pública é referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de proteção básica do Suas.

O Cras atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário, atendendo a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, famílias integrantes dos programas de Transferência de Renda (Bolsa Família, Renda Cidadã e Ação Jovem) e Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).

“Contamos com uma equipe técnica formada por coordenadores, assistentes sociais e psicólogos, devidamente preparados para receber, orientar e encaminhar o cidadão à rede de serviços do município, efetuar o acompanhamento social às famílias e seus representantes e promover, ainda, a proteção social pró-ativa, visitando as famílias que estejam em situação de risco”, diz a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira.

A secretária explica que a equipe do Cras atua também no encaminhamento à capacitação profissional e geração de trabalho e renda, atende a grupos de Convivência, a grupos de Economia Solidária e no setor de Oficinas socioculturais; na produção e divulgação de informações sobre os programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais; e no mapeamento, organização e articulação da rede socioassistencial local.

Skip to content