O projeto é uma fusão com o Centro Municipal de Convivência Bandeirantes
A Prefeitura Municipal e a Casa Transitória Verdade e Luz inauguraram na quinta-feira (10) o Projeto Viver e Conviver – Serviço de Fortalecimento de Vínculos, localizado no Bairro Jardim Bandeirantes (CMC). A fusão teve como finalidade proporcionar melhorias ao espaço físico do projeto Acolher Bombeiros, que funcionava em local limitado, com investimentos da Casa Transitória Verdade e Luz, enquanto o Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes tinha espaço adequado, mas faltava uma parceria de peso. “A idéia da união surgiu para suprir as necessidades dos dois projetos. Hoje nós temos o espaço e a parceria em um só projeto, atendendo melhor as crianças e famílias” completa a coordenadora do projeto Izabel Cristina Degasperi.
Durante a inauguração o coral do projeto Viver e Conviver interpretou músicas populares, que foram apreciadas pelas autoridades e demais participantes, os quais puderam usufruir de diversos tipos de guloseimas e diversões, como pula-pula e campinho de futebol ao lado.
As crianças e famílias se divertiram muito durante a inauguração se deliciando com as guloseimas servidas e o acesso aos brinquedos. Também o contato com o prefeito da cidade deixou as crianças muito felizes, conta Rodrigo da Silva (11), usuário do projeto. “Achei tudo muito divertido, gostei da alimentação oferecida, dos brinquedos e da conversa que tive com o prefeito. Ele me elogiou e disse que assim que houver outro evento irá nos convidar”.
A secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, disse que esta é uma manhã de muita alegria: “Para que isso acontecesse, contamos com a ajuda da equipe que trabalha no fortalecimento de vínculos dessas crianças. Trabalhamos com a centralidade da família, que é o núcleo fundamental para que possamos, com qualidade, melhorar a vida das pessoas”.
Olga Lopes Salomão, vice-prefeita, disse que o Projeto Viver e Conviver tem tudo para contribuir com o crescimento das crianças: “A equipe ajuda muito, fazendo com que elas se sintam em casa. Estar aqui hoje me emocionou, pois gostaria que todas as crianças tivessem esta oportunidade”, declarou.
O prefeito Du Altimari relembrou quando uma das crianças do projeto, João Vitor Morelli, fez a solicitação de um campo de futebol no terreno ao lado, durante sua visita ao CRAS Bandeirantes: “Me sensibilizou muito receber o pedido, e então trouxemos toda a equipe da prefeitura para realizar o desejo dessas crianças, onde também temos o Projeto 2º Tempo, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes”.
O usuário João Vitor declara-se muito feliz e todo final de semana joga bola no novo campo: “Achei legal e divertido, já estou formando um time e combinando com amigos para jogar bola no final de semana”.
Du Altimari mostrou-se satisfeito e emocionado pela inauguração: “É uma felicidade muito grande ver a integração das famílias e das crianças. É um trabalho de prevenção, pois participando do projeto as crianças deixam de ir para as ruas, onde correm perigo. Prevenir as crianças da marginalidade é dever da Prefeitura e do Estado, visando à formação de uma família rio-clarense com mais amor, carinho e afeto”, completa o prefeito.
O projeto “Viver e Conviver” foi desenvolvido desde o início de 2012, com o intuito de tirar as crianças e adolescentes da rua, atraindo-as com atividades que colaborem para que tenham um futuro melhor.